O anúncio das mudanças na política de privacidade do WhatsApp, garantindo o compartilhamento de dados com o Facebook, desagradou os usuários. Com isso, muitas pessoas estão buscando outros aplicativos rivais, como o Signal, que registrou aumento inesperado de downloads nos últimos dias.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Conforme o site de análise de dados Sensor Tower, o aplicativo de mensagens criptografadas Signal, que promete maior segurança e privacidade aos usuários, registrou mais de 100 mil downloads nos últimos dois dias. O app, inclusive, é o responsável por desenvolver a criptografia usada pelo WhatsApp.
> Golpe do WhatsApp: como ativar a segurança em duas etapas para ficar seguro
A rede social chegou a publicar em seu twitter que estava enfrentando problemas para enviar os códigos de verificação devido ao alto número de pessoas que tentavam se inscrever ao mesmo tempo.
Continua depois da publicidade
O aumento repentino nos downloads também pode ter sido impulsionado pela publicação no twitter do CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, na quinta-feira (7), que incentivou as pessoas a usarem o aplicativo. Na sua rede social, que tem mais de 41,5 milhões de seguidores, o homem mais rico do mundo escreveu “use Signal”.
Use Signal
— Elon Musk (@elonmusk) January 7, 2021
As novas regras de privacidade do WhatsApp
Na segunda-feira (4), o WhatsApp anunciou os novos termos que entram em vigor em 8 de fevereiro. A política de privacidade agora vai permitir que empresas ligadas ao Facebook armazenem e processem dados do WhatsApp, como localização e número de telefone.
> Conheça as profissões que estarão em alta no mundo pós-pandemia
A última vez que o app fez uma grande mudança de política de privacidade foi em 2016, mas as pessoas que já usavam podiam negar o compartilhamento de dados com o Facebook. Dessa vez, porém, todos precisam concordar com a política de privacidade para usar o aplicativo.
*Com informações de G1 e The Verge
Leia também:
Conheça iniciativas catarinenses que envolvem a tecnologia para vencer a pandemia
Games: Playstation e Xbox são os consoles mais buscados em 2020
2020: um ano de desafios e superação para o setor de tecnologia catarinense