Como todos os turistas que estão na região litorânea do Estado têm que voltar para casa, o domingo promete ser complicado nas rodovias catarineses. Mais ainda que na chegada, porque os visitantes chegaram na quinta e na sexta-feira, mas voltarão na mesma data.
Continua depois da publicidade
A Autopista Litoral Sul prevê aumento de 30% no fluxo de veículos para este dia e congestionamentos entre as 10h até as 22h. As regiões mais problemáticas devem ser o trecho entre Tubarão e Laguna, a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí.
O percurso entre Tubarão e Laguna foi o mais complicado na chegada a Santa Catarina. Na quinta-feira, as filas atingiram 14 quilômetros entre às 16h e às 20h. O congestionamento era tamanho que motoristas desceram do carro para tirar fotos ou conversar.
Os vendedores ambulantes aproveitaram para esgotar o estoque de bebidas e comidas. Nesta sexta-feira, a situação foi menos pior. Ainda assim, formou-se congestionamento de seis quilômetros.
Continua depois da publicidade
O trânsito está tão difícil que durante a semana o deputado federal Edinho Bez (PMDB) apelou ao DNIT e ao Ministério dos Transportes, para melhorar as estradas vicinais na BR-101, entre Laguna e Capivari de Baixo. Ele alega que as obras da ponte das Laranjeiras deixaram o trânsito um caos.
Na quinta-feira, o movimento foi intenso na Via Expressa, em Florianópolis. Na BR-101 no trecho que passa na altura do Continente Park Shopping, em São José, foram registradas filas de quatro quilômetros. Neste dia, os motoristas não passaram dos 60km/h na BR-470, na altura de Blumenau.
Confira os boletins de trânsito da BR-101 nesta sexta-feira:
– 17h – Filas diminuem. Em Laguna, ainda tem lentidão de quatro quilômetros até a Ponte de Cabeçudas, no sentido Norte, depois volta a fluir. No Morro dos Cavalos, em Palhoça, o fluxo é lento por dois quilômetros no sentido Sul. Demais trechos, trânsito flui.
Continua depois da publicidade
– 15h – Trânsito agora flui em Itajaí e em todas as demais regiões do Estado. Os dois únicos pontos de congestionamento são no Sul, entre Tubarão e Laguna. Lá, as filas diminuíram para seis quilômetros e a PRF informa que o o trânsito deverá estar livre até as 17h. Em Palhoça não teve alteração. Na região a lentidão no Morro dos Cavalos permanece em cinco quilômetros. Em São José, há filas às margens do Continente Park Shopping, no Sentido Norte/Sul.
– 14h – Na Ponte de Cabeçudas, em Laguna, filas diminuíram um pouco, mas a lentidão entre Laguna e Tubarão ainda é alta, cerca de oito quilômetros de extensão. Na Grande Florianópolis, em Palhoça, filas permanecem em cinco quilômetros. No restante de SC, não há registro de congestionamento segundo a PRF.

No início da tarde, trânsito diminuiu na Ponte de Cabeçudas
Foto: Maurício Vieira
– 13h – Sem mudanças no trânsito do Sul do Estado. As Filas continuam longas na região. Na Grande Florianópolis congestionamento em Palhoça também permanece em cinco quilômetros.
Continua depois da publicidade
– 12h – Lentidão na região Sul aumenta de oito para cerca de 10 quilômetros entre Tubarão e Laguna sentido Norte. Em Palhoça, no Morro dos Cavalos, não houve alteração, filas permanecem em cinco quilômetros. Em Itajaí, há filas ao longo de toda a margem que corta o município. Nas outras regiões de SC, a PRF informa que não há fila.

Ao meio-dia trânsito seguia lento no Sul de SC
Foto: Maurício Vieira
– 11h – Não houve alteração da fila no Sul. Com a lentidão se estendendo por oito quilômetros, alguns motoristas estão desviando por dentro da comunidade de Laranjeiras, mesmo com chão batido. Na Grande Florianópolis, o trânsito lento no Morro dos Cavalos, em Palhoça, passou de dois para cinco quilômetros de extensão. Nas demais regiões, a PRF informou que não há registro de fila.

Depois das 11h, alguns motoristas desviam por vias de chão batido
Foto: Maurício Vieira
– 10h – Congestionamento atinge oito quilômetros no Sul de SC, sentido Norte. Na região, os ambulantes chegaram e já vendem bebidas aos motoristas que tentam encontrar maneiras de se distrair em meio à lentidão. Na Grande Florianópolis, em Palhoça, no Morro dos Cavalos, a fila se mantém entre dois e três quilômetros. Nas demais regiões de SC, fluxo intenso, mas sem registro de congestionamento.
Continua depois da publicidade

No meio da manhã ambulantes vendiam bebidas no Sul
Foto: Maurício Vieira
– 9h – Motoristas que passam entre Laguna e Tubarão já encontram filas de três quilômetros no sentido Norte. O fluxo de veículos é intenso na região. Na Grande Florianópolis, lentidão de dois quilômetros no Morro dos Cavalos, sentido Norte/Sul. Nas demais regiões de SC, não há registro de fila.

Ás 9h, trânsito começou a ficar mais lento entre Tubarão e Laguna
Foto: Maurício Vieira
– 8h – Trânsito segue sem filas nos pontos críticos da rodovia. No Sul de SC, onde motoristas enfrentaram lentidão de até 14 quilômetros, encontram apenas 100 metros de trânsito lento nesta manhã. Nas demais regiões, não há filas até este horário.

No início da manhã trânsito seguia sem filas no Sul de SC
Foto: Maurício Vieira
Os pontos mais propícios a congestionamentos