Entre funcionários e idosos abrigados, cerca de 50 pessoas aguardam o resultado de exames para coronavírus no asilo de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, onde morava a primeira vítima da doença em Santa Catarina. A morte do homem de 86 anos completou uma semana nesta quarta-feira (1º).

Continua depois da publicidade

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), há apenas um resultado processado até o momento, que deu negativo para Covid-19. O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) aguarda a remessa de testes do Ministério da Saúde para analisar as demais amostras, informou ainda a SES. Santa Catarina está sem materiais para fazer novos testes de detecção do coronavírus desde segunda-feira (30).

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Segundo a Secretaria de Saúde do município de Antônio Carlos, 28 idosos e cerca de 25 funcionários do asilo fizeram teste para coronavírus, a maioria deles na quinta-feira (26).

O homem de 86 anos que morava no asilo morreu de coronavírus na madrugada da última quarta-feira (25), no Hospital Regional de São José. Ele estava na casa de abrigo havia cerca de uma semana, quando precisou ser hospitalizado após apresentar quadro de hipotermia e hipertensão.

Continua depois da publicidade

Segundo a Vigilância Sanitária de Antônio Carlos, um dia depois da internação do homem, que ocorreu na segunda (23), uma auxiliar de enfermagem que trabalha no asilo e que havia cuidado dele procurou uma unidade de saúde do município apresentando sintomas de Covid-19. O resultado oficial do exame dela ainda não foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde.

Depois, na quinta-feira (26), um dia após a morte do idoso, outras duas idosas que moram no asilo foram internadas. Segundo a Vigilância Sanitária do município, as duas apresentaram pneumonia, mas não tinham sintomas comuns ao coronavírus.

Uma das idosas, de 66 anos, foi internada no Hospital Helmuth Nass, em Biguaçu. A outra, de 83 anos, está hospitalizada no Hospital Florianópolis, na Capital. Não há informação oficial sobre o estado de saúde delas. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, as duas idosas foram submetidas a teste para Covid-19, mas não são consideradas casos suspeitos da doença.

> Painel Coronavírus: confira o mapa da evolução da doença

Cerca de 40 funcionários de hospital foram afastados

Além de funcionários e idosos do asilo, também há a possibilidade de que funcionários do Hospital Regional de São José que tiveram contato com o paciente de 86 anos possam ter sido infectados pelo coronavírus. Aproximadamente 40 funcionários da unidade foram afastados de forma preventiva.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os servidores estão sendo monitorados e testados para Covid-19. Eles ficarão afastados temporariamente até que o resultado dos exames fique pronto. O afastamento previsto é de 14 dias, podendo ser estendido conforme evolução de quadro clínico e sintomas, informou ainda a pasta.