Um filhote de veado catingueiro com cerca de 30 dias foi resgatado às margens da BR-282 em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense. Ele foi recolhido pela Polícia Rodoviária Federal depois que a mãe foi morta em um atropelamento.

Continua depois da publicidade

Ele bebe cinco mamadeiras por dia

Foto: Daisy Trombetta/Agência RBS

O pequeno foi encaminhado à Polícia Militar Ambiental (PMA) de Herval d?Oeste e entregue na tarde desta sexta-feira e um fiel depositário, que mora no interior de Lacerdópolis. O veado deve ficar no sítio até que possa voltar à natureza.

Continua depois da publicidade

Quem cuida do animal é o agricultor Darci José Savaris, que fornece pelo menos cinco mamadeiras diárias ao veadinho. Bastante dócil e com a saúde em dia, o filhote fica dentro de casa e recebe carinho.

– Ele vai ser meu companheiro e ficar sempre dentro de casa. Se for preciso, coloco o pequeno para dormir até na minha cama – brinca Savaris.

Conforme a PMA, o veado vai ficar no local até que tenha condições de voltar ao habitat natural e deve ser solto em fazendas cadastradas pela polícia, onde não existam predadores diretos, para que ele possa se readequar à natureza.