Uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) será construída em Araquari. A assinatura das obras foi realizada pelo governo estadual nesta segunda-feira (17). Moradores da cidade denunciaram água suja em torneiras de casa por mais de um mês no início deste ano. 

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O abastecimento público da cidade tem sido alvo de críticas principalmente em bairros como Itinga e Ponto Alto. Na primeira semana do ano, os relatos sobre a qualidade da água também foram registrados.

Em fevereiro, ao AN, Rafael Rodrigues Vieira, morador do Itinga, disse que precisava comprar água para necessidades básicas, como cozinhar, consumir e higiene, precisa tirar do próprio bolso.

— A qualidade da água aqui é péssima, nós temos que comprar água para poder tomar. Dependendo de como está a água, às vezes não dá para nem lavar a roupa, pois mancha — contou.

Continua depois da publicidade

Com a nova ETA, a expectativa do governo municipal e estadual é reforçar o abastecimento atual e garantir o atendimento da demanda para os próximos 20 anos. 

As obras têm investimento de R$ 30 milhões e devem tratar 200 litros de água por segundo, quase três vezes mais que a capacidade atual, que é de 75 litros.

Leia também

O que é prioridade para Tânia Eberhardt na volta à Secretaria de Saúde de Joinville

Mulher perde o controle da direção e carro mergulha no rio Cachoeira, em Joinville

VÍDEO: Partida do Catarinense Sub-20 vira caso de polícia após jogadores do Nação serem agredidos