A Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, de Paraíso, que estava interditada desde quarta-feira (27), voltará a ter aulas a partir desta sexta. O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste havia interditado a instituição após constatarem que não haviam sido tomadas as medidas solicitadas depois uma denúncia de princípio de incêndio.

Continua depois da publicidade

— Fomos um pouco mais enérgicos, pois a falta de sistemas vitais, como extintores, placas sinalizando saídas e luminárias de emergência, representavam um problema seríssimo num local com mais 200 crianças. Em caso de incêndio sem uma primeira resposta em dois a três minutos a fumaça poderia causar óbito — afirma o tenente Daniel Massarote.

Ele lembrou que o quartel dos Bombeiros mais próximo da escola fica a mais de 20 minutos. Na semana passada, uma casa queimou até que o socorro chegasse ao local. Por isso, a decisão de interditar o colégio até que as melhorias fossem realizadas.

O secretário de Educação de Paraíso, André Zanin, disse que o projeto de engenharia para colocação das placas extintores atrasou.

— Com a interdição a gente se desdobrou, contratou mais uma engenheira para finalizar o projeto, compramos os materiais e trabalhamos até a noite para que a escola pudesse ser liberada para amanhã (sexta-feira) — disse.

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira, os bombeiros realizaram nova vistoria e liberaram a escola. Segundo o secretário, o dia sem aula será acrescentado no final do ano. A escola tem 260 alunos do infantil ao 5º ano.

Os bombeiros informaram que não conseguem fiscalizar todos os locais e, por isso, pedem o apoio da população, que deve denunciar situações de risco.