Com o fim da Meia Maratona, vencida pelo tanzaniano Mejan Reginald Lucian, neste fim de semana, os atletas catarinenses já podem focar seus treinos para a próxima prova de atletismo em Florianópolis. No dia 12 de abril será dada a largada para o 19 º Revezamento de Volta à Ilha, que deve contar com 3,7 mil atletas inscritos. A competição consiste em percorrer 140 quilômetros ao redor da Ilha de Santa Catarina cruzando por diverso tipos de terrenos, desde asfalto, praias e trilhas.
Continua depois da publicidade
> Incrições pode ser feitas pelo site da prova
Para dar conta do percurso, equipes de dois a oito integrantes dividem os trechos de acordo com as habilidades, conhecimento e preparo físico de cada um. As primeiras equipes largam às 4h15min da madrugada, com saída e chegada no trapiche da avenida Beira-Mar Norte. Entre as oito categorias, há grande expectativa para a competição na Aberta e Dupla. A categoria Aberta é formada por oito pessoas com idade mínima de 12 anos. Na categoria Dupla, os participantes devem ter pelo menos 18 anos.
Até o dia 21 de março, as equipes inscritas devem fazer o cadastro dos atletas com o perfil de cada um e a distribuição dos trechos. Ao todo, os 140 km são divididos em 18 partes. Como existe grande procura e as vagas são limitadas, a organização realiza um sorteio. Os primeiros colocados do ano anterior têm preferência e podem se inscrever com antecedência. Porém, a maior procura é para a categoria Participação, em que não há disputa e o os atletas têm como principal meta vencer o percurso.
Continua depois da publicidade
Maior corrida de revezamento do Brasil, a primeira edição do Volta à Ilha foi em 1996, com 22 equipes participantes. Agora, 18 anos depois, são 400 equipes inscritas, e ainda é preciso fazer sorteio de vagas. Parte delas são reservadas àqueles que participaram sete anos ou mais, ou venceram alguma das provas da Eco Floripa no ano anterior. Além disso, a competição reúne atletas com diferentes perfis de preparos físicos, devido ao número de competidores por equipe e a diversificação das categorias. A faixa etária varia de 12 anos, na categoria Participação, até quem tem mais de 50, na Veterana.
Lixo produzido durante a corrida será encaminhado para reciclagem
A organização da corrida que toma emprestados 140 km do contorno da Ilha de Santa Catarina também está de olho na preservação das belezas naturais de Florianópolis. Todo o lixo produzido durante a prova, como copos descartáveis e latinhas, será recolhido e encaminhado a uma empresa de reciclagem. No regulamento também está previsto que os atletas que jogarem lixo fora dos locais adequados serão penalizados com acréscimo de tempo na cronometragem da prova.