Após registrar o maior lanço da temporada, os ranchos de pesca de tainha em Florianópolis esperam superar a safra do ano passado. Até esta quarta-feira (21), mais de 82 mil peixes foram capturados nas praias da Capital, sendo que o maior lanço ocorreu na terça-feira (20), com mais de 27 mil tainhas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp
De acordo com os pescadores, a captura no local teve início por volta das 7h30min e empolgou aqueles que acompanharam de perto a pesca.
— Todo pescador espera por isso [por um laço com bastante peixe] e, graças a Deus, está acontecendo agora em todas as praias. Nós estamos contentes! — comemorou Marcos em entrevista à NSC.
VÍDEO: barco lotado de tainha afunda em alto mar em Florianópolis
Continua depois da publicidade
Atualmente, a Lagoinha do Norte lidera o ranking como a localidade com o maior número de peixes capturados nesta temporada em Florianópolis com 38.127 tainhas. Em seguida vêm os Ingleses, com 7.676, e a Brava, com 4.934.
No ano passado, segundo o superintendente de Pesca, Maricultura e Agricultura de Florianópolis, Adriano Roberto Weickert, foram capturadas 144 mil tainhas. Mas, após os lanços desta terça e com a chegada do frio na Capital, a previsão é de que esse número seja superado até o fim da safra, em 31 de julho.
— O tempo está ajudando, o frio está chegando, o vento chegou na hora certa. Os pescadores fizeram a sua parte, a prefeitura está fazendo a dela. Acho que só falta a tainha encostar ainda mais — pontuou em entrevista à NSC TV.
As tainhas também chegaram em Palhoça. Na praia da Pinheira, 12.700 peixes foram capturados, segundo a prefeitura. O lanço (como é chamada a captura do peixe), foi dividido em três redes e, dessa forma, os animais foram capturadas fracionadamente.
Continua depois da publicidade
— Somente na primeira puxada de rede foram contabilizados 3 mil peixes, que eram graúdos. Quando a primeira [leva] chegou, ainda tinham duas redes sendo puxadas no mar. Felizmente, tivemos um grande lanço para coroar nossa temporada e fazer a alegria de quem gosta do peixe — afirmou o secretário de Maricultura e Pesca de Palhoça, Flávio Martins.
Governo pede revisão da cota
A temporada da pesca da tainha vive um impasse na Justiça. Isto porque o Governo de Santa Catarina entrou em 15 de junho com um recurso contra a sentença da Justiça Federal que extinguiu a Ação Civil Pública que pretendia rever os limites impostos para a safra.
No pedido, o governo solicita que a Justiça reveja a sentença e conceda uma liminar para que haja a revisão do volume autorizado para captura do pescado em 2023.
Além disso, eles querem permitir que os pescadores industriais continuem pescando e que os pescadores artesanais de malham tenham a mesma quota de captura do ano passado. O pedido ainda não foi analisado.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Xis tainha: peixe manezinho vira fast food e faz sucesso em Florianópolis
Mais de 8 toneladas de tainha ilegal são apreendidas no Sul de SC