O número de casos ativos de Covid continua em queda em Joinville, mesmo após o fim do uso obrigatório de máscaras, decretado pelo governo do Estado no último dia 12. São pouco mais de duas semanas desde a liberação e os dados mostram que a medida quase não teve impacto no recuo da pandemia.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Quando a obrigatoriedade das máscaras em locais fechados chegou ao fim, Joinville já apresentava tendência de queda nos números, com 606 ativos. Eram 37 dias consecutivos com redução, desde 4 de fevereiro, quando havia 9,7 mil infectados.
Após a liberação, a cidade teve mais nove dias seguidos com queda, alcançando 319 casos ativos. Em seguida, os números começaram a oscilar, mas ainda com tendência de queda. Na atualização desta quarta-feira (30), Joinville tinha 264 pessoas infectadas com coronavírus.
A situação atual em relação aos casos ativos é semelhante ao observado próximo ao Natal, quando havia 230 pessoas com Covid. Foi quando começou o aumento das infecções, alcançando o recorde de toda a pandemia em 29 de janeiro, com 10.988 ativos ao mesmo tempo em Joinville.
Continua depois da publicidade
O principal motivo para a queda nos números, mesmo com a liberação das máscaras, é a vacinação contra a Covid. Atualmente, Joinville tem 82% da população com a primeira dose ou única, 73% está imunizada com as duas doses ou única e 24% já tomou o reforço vacinal. Os dados são do governo do Estado.
Menor número de internados com Covid desde 2020
O número de pessoas com Covid internadas em Joinville está em queda desde fevereiro e voltou ao patamar observado em maio de 2020, no início da pandemia. Os dados da prefeitura mostram que esse índice também não parece ter sofrido impacto pelo fim da obrigatoriedade das máscaras.
Atualmente, são 20 pacientes confirmados com a doença que ocupam leitos de UTI e enfermaria de hospitais públicos ou privados da cidade – o menor número dos últimos 22 meses. Quando as máscaras deixaram de ser obrigatórias, a cidade tinha 47 pessoas com Covid internadas nos hospitais.
> Como fica o uso de máscaras em hospitais de Joinville
Além disso, neste momento há outros 29 leitos de UTI ocupados na cidade com pacientes suspeitos para Covid – aguardando diagnóstico – ou casos descartados para a doença que ainda precisam permanecer internados. No caso das enfermarias, são dois casos suspeitos e 86 descartados em leitos da cidade.
Continua depois da publicidade
Março tem queda nas mortes após dois meses em alta
Março está próximo de chegar ao fim e terá queda significativa no número de mortes em comparação com o mês anterior. Em fevereiro, 80 pessoas foram vítimas da doença, mas até o último dia 30 eram contabilizados 21 óbitos por Covid neste mês.
Com isso, Joinville deve fechar março com a menor quantidade de vítimas desde junho de 2020, quando foram registrados 20 óbitos pela doença.
Com exceção de uma menina de 7 anos e uma mulher de 33 anos que morreram na cidade por complicação da Covid, as outras vítimas da doença tinham entre 67 e 91 anos.
Leia também:
Filho relembra morte do pai por Covid-19 em Joinville após dois anos: “Um vazio”
Continua depois da publicidade
Média de mortes por Covid-19 em SC é a menor desde dezembro de 2021, diz boletim
Estado alerta para necessidade de reforço contra Covid; cobertura em SC é de 38%
SC tem melhor classificação em mapa de risco para Covid em três meses