O subcomandante do Corpo de Bombeiros em, Florianópolis, Carlos Maia, disse que após o incêndio ocorrido na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), o número de denúncias para o telefone 193 dos Bombeiros de Florianópolis aumentou. A maioria das reclamações solicita vistoria em casas noturnas da Capital.

Continua depois da publicidade

– As vistorias são realizadas regularmente, mas como foram registradas inúmeras ligações neste período, vamos priorizar as vistorias em casas noturnas da Grande Florianópolis, já que são locais que reúnem um grande número de pessoas – disse o subcomandante.

Durante uma reunião marcada para o começo da tarde desta segunda-feira no quartel do Corpo de Bombeiros no Estreito, em Florianópolis, serão analisadas as denúncias e definido um calendário para a realização de vistorias nestes locais.

– Após esse levantamento teremos uma relação de qual local será visitado, levando em conta, principalmente, as denúncias realizadas através do telefone 193 – explicou Maia.

Continua depois da publicidade

O subcomandante destaca que são inúmeros os sistemas de prevenção de incêndio, no entanto, três são considerados principais. O primeiro é a iluminação de emergência (que pode auxiliar as pessoas durante a evacuação, caso falte energia elétrica no local). Na Kiss, a maioria das vítimas foi encontrada nos banheiros, para onde foram por supostamente imaginarem se tratar da saída. Outro sistema de prevenção fundamental é a saída de emergência, que deve ter porta compatível com a lotação máxima do estabelecimento. O terceiro são os extintores, que devem ser instalados conforme a metragem quadrada do local.