A última quinta-feira foi de muita emoção para o tenista catarinense Gustavo Kuerten. No Rio de Janeiro, onde acontece o Rio Open, Guga recebeu uma bela homenagem da ATP (Associação de Tenistas Profissionais). Na quadra central do complexo montado no Jockey Clube Brasileiro, recebeu das mãos de Rafael Nadal, atual número 1 do mundo e principal atração do torneio, uma placa de agradecimento pelos serviços prestados ao tênis brasileiro.
Continua depois da publicidade
Antes disso, Guga já era celebrado pelos fãs desde o momento em que entrou na arena – um coração foi desenhado no saibro da quadra central para receber o maior tenista brasileiro de todos os tempos. A cerimônia fez uma releitura da final de Roland Garros, em 2001, emocionando o tricampeão e os torcedores que relembraram pelo telão posicionado próximo a quadra os momentos mais marcantes da história do tenista.
-Graças ao tênis eu tenho a oportunidade de abraçar dezenas de milhares de pessoas. É um orgulho receber essa homenagem, eu só tenho a agradecer ao Nadal. Não me canso de chorar em quadra – disse o tricampeão de Roland Garros.
Assista ao vídeo com a declação:
Nadal diz que Guga foi inspiração para tenistas mais jovens
Continua depois da publicidade
As homenagens não pararam por aí. Na sexta-feira, durante entrevista coletiva, Rafael Nadal rasgou elogios ao brasileiro e disse que Guga foi, e ainda é, uma grande inspiração para os mais novos.
-Ele é um exemplo de superação e uma grande inspiração para mim. Guga é um dos melhores jogadores que eu vi jogar no saibro. Seria incrível jogar contra ele, no auge dele e eu no meu auge. Seria um (jogo de) grande nível. E Guga foi um jogador muito importante para o circuito, para um país importante como o Brasil. Ele fez algo muito difícil (ser número 1 do mundo), por um país que ninguém havia feito isso antes. O Brasil tem um bom exemplo que as crianças podem seguir – comentou Nadal.
Ele ainda lembrou de uma passagem em 2002, quando, ainda garoto, bateu bola com Guga, na época entre os top 10 do circuito.