Depois de um domingo (26) com chuva forte e queda de granizo, Santa Catarina começa a semana com risco de novos temporais. Segundo a Defesa Civil, pelo menos nove regiões têm possibilidade de ocorrências relacionadas ao mau tempo.

Continua depois da publicidade

> Ciclone extratropical: o que é e quais os perigos

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O alerta ocorre pela combinação dos seguintes fatores: o forte calor (com máximas perto de 40°C), uma frente fria que se desloca pelo oceano (sistema de chuva) e um ciclone extratropical (que tem seu centro no mar, na altura do Litoral do RS). 

De acordo com a Defesa Civil, há risco de temporais isolados acompanhados de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo entre a tarde e a noite desta segunda (27).

Continua depois da publicidade

Cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte (em laranja no mapa abaixo) são as que tem maior chance de ocorrências por conta dos temporais. Nas áreas em amarelo e verde o risco é menor.

Mapa mostra regiões com risco de temporais em SC nesta segunda-feira (27)
Mapa mostra regiões com risco de temporais em SC nesta segunda-feira (27) (Foto: Defesa Civil de SC / Divulgação)

Veja o alerta da Defesa Civil na íntegra

Previsão: A partir do final da manhã, o calor combinado a uma frente fria, que se desloca pelo oceano associada a um ciclone extratropical com centro no mar na altura do Litoral do RS, provoca pancadas de chuva e temporais do centro ao leste do estado. Os maiores acumulados de chuva, assim como os temporais mais intensos (com raios, rajadas fortes de vento e granizo) são esperados na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, regiões em laranja no mapa, onde o risco para ocorrências associadas aos temporais e a enxurrada é alto. O risco para ocorrências associadas aos temporais é moderado na área em amarelo e baixo na área em verde no mapa.

Como se proteger em caso de tempestades:

  • Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados; 
  • Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro de alvenaria é um local muito seguro; 
  • Na praia, jamais fique na água. 

> Dias bons de praia em dezembro não faltarão em SC, prevê meteorologista

Semana terá chuvas de verão 

Os dias de sol com “chuvas de verão” devem continuar em Santa Catarina durante a semana. Na terça-feira (28), conforme a Epagri/Ciram, a previsão é de sol com algumas nuvens, com chances de pancadas de chuva entre a tarde e a noite do Planalto ao Litoral.

Continua depois da publicidade

A condição permanece a mesma na quarta (29) e na quinta-feira, (30). Segundo a Epagri/Ciram, o dia será de sol no Estado, com mais nuvens no Litoral e região Norte. Já no Oeste e Meio-Oeste há o risco de temporais localizados.

Temperatura de 40°C em SC

A Epagri/Ciram também alerta para altas temperaturas em cidades do Oeste e Meio-Oeste. O calorão deve ocorrer entre segunda e terça-feira. O motivo é uma massa de ar quente predominante em Santa Catarina. 

De acordo com órgão, há possibilidade de os termômetros registrarem entre 34°C e 38°C nos próximos dias. Na região do Extremo Oeste, há possibilidade da temperatura chegar aos 40°C.

O tempo quente e a falta de chuva têm agravado ainda mais a estiagem na região. Xaxim, por exemplo, decretou situação de emergência na última quarta-feira (22). 

Continua depois da publicidade

Segundo a prefeitura, o documento leva em conta a falta considerável de chuva desde 2019.

Imagens do granizo em Santa Catarina

Pedras em Angelina
Pedras em Angelina – (Foto: Luiz Eduardo Seidler, Arquivo Pessoal)
Em Presidente Getúlio estrutura foi arrancada de casa pelo vento
Em Presidente Getúlio estrutura foi arrancada de casa pelo vento – (Foto: Bombeiros Voluntários, Divulgação)
Granizo em Angelina
Granizo em Angelina – (Foto: Fabrício Oderdenge, Arquivo Pessoal)
Granizo em Angelina
Granizo em Angelina – (Foto: Luiz Eduardo Seidler, Arquivo Pessoal)
Em Ibirama, no Alto Vale, também houve queda de granizo
Em Ibirama, no Alto Vale, também houve queda de granizo – (Foto: Daniel Santana, Aquidabã Notícias)
Granizo em Angelina
Granizo em Angelina – (Foto: Maristela da Silva)
Granizo em Jaraguá do Sul, na noite deste domingo
Granizo em Jaraguá do Sul, na noite deste domingo – (Foto: Natan Ewerton, Arquivo Pessoal)
Árvore caiu em rua de Timbó, no Médio Vale do Itajaí
Árvore caiu em rua de Timbó, no Médio Vale do Itajaí – (Foto: Defesa Civil, Divulgação)
Em Angelina, granizo danificou telhados
Em Angelina, granizo danificou telhados – (Foto: Marinete Aparecida Coelho, Arquivo Pessoal)

Grande Florianópolis registra estragos 

Por outro lado, a chuva que atingiu Santa Catarina neste domingo (26), causou estragos e falta de energia elétrica em algumas cidades da Grande Florianópolis, Norte e Vale do Itajaí.

Em Angelina, quintais ficaram cobertos de granizo e telhados e carros foram danificados pelo fenômeno. No Alto Vale, cidades como Chapadão do Lageado, Imbuia, Vidal Ramos, Rio do Oeste e Leoberto Leal ficaram com mais da metade dos imóveis sem energia elétrica. Já em Timbó, árvores caíram e ao menos quatro ruas ficaram alagadas. 

Presidente Getúlio, que há um ano passou por uma tragédia climática, o forte vento que acompanhou a chuva derrubou uma estrutura de zinco de uma casa, atingindo a rede de energia elétrica e obstruindo uma rua. Além disso, três postes caíram em via pública, o que mobilizou equipes da Celesc.

Leia também: 

Calor acima da média marca verão em SC; entenda como será

Continua depois da publicidade

Microexplosão causada por ciclone provocou estragos em SC, diz Epagri

Por que o Oeste de Santa Catarina “atrai” tantos tornados? Veja a explicação

Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença