As reclamações quanto aos erros de arbitragem provocaram mudanças no planejamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em nota publicada em seu site, a entidade informa que o uso do árbitro de vídeo foi antecipado para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. A ideia inicial era usar o auxilio dos equipamentos somente nas rodadas finais da competição.
Continua depois da publicidade
No domingo, o Corinthians venceu o Vasco por 1 a 0, em casa, com gol de braço do atacante Jô. O lance gerou muitas reclamações no país, principalmente porque o árbitro auxiliar colocado ao lado do gol não viu o lance irregular, e o juiz da partida confirmou o gol.
A determinação de antecipar o uso do árbitro de vídeo partiu do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, em reunião nesta segunda-feira. O presidente da Comissão de Arbitragem da entidade, Marcos Marinho, será o responsável por acertar os detalhes e viabilizar os equipamentos.
A CBF ressalta que, ao longo do ano, representantes da entidade e árbitros brasileiros realizaram treinamentos teóricos e práticos sobre o tema, incluindo capacitação na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai.
Continua depois da publicidade
O sistema de árbitro de vídeo foi usado pela Fifa na Copa das Confederações deste ano e ajudou a decidir jogos, mas também gerou reclamações e polêmicas.