O Cemitério Municipal São João Evangelista, do bairro Fundos, em Biguaçu, registrou recentemente uma série de furtos e depredações, sempre ocorridos no período da noite e madrugada. A reincidência dos crimes levou a Prefeitura a implantar câmeras de monitoramento 24 horas no local. Elas estão interligadas ao sistema de Vigilância Monitorada do município.
Continua depois da publicidade
— Infelizmente o que era para ser um lugar de tranquilidade e respeito tem se tornado alvo de bandidos. Além do prejuízo material, tem o emocional. É triste uma família chegar para visitar o túmulo de um ente querido e ver que o mesmo foi depredado — comentou o prefeito Ramon Wollinger.
No final do ano passado, em dezembro, mais de 100 túmulos e jazigos foram depredados no cemitério. No local, existem mais de 4 mil túmulos.
As câmeras instaladas possuem sensor infravermelho que permitem a detecção de movimentos em ambientes escuros e uma possível identificação do infrator. Ao perceber qualquer anormalidade, a central de vigilância encaminhará uma viatura da Polícia Militar ao local, informou a prefeitura.
Continua depois da publicidade
Finados
O cemitério já passa pelo serviço de limpeza, manutenção e pintura para o dia de Finados, em 2 de novembro. Até a data, mais lixeiras serão disponibilizadas e banheiros químicos serão instalados.
A Prefeitura ainda está organizando o edital para comércio de ambulantes nas proximidades do cemitério. As documentações devem sair nos próximos dias.
Novidade
O Cemitério Municipal deve ainda receber uma nova capela. O projeto já está sendo desenvolvido, e dará mais espaço aos velórios. Já a casa mortuária do bairro Fundos está sendo reformada pelas funerárias que tem a concessão do espaço. Nova pintura, mobília e climatização das salas onde são realizados.
Continua depois da publicidade