Após o forte calor, cidades de Santa Catarina registraram chuva, alagamentos, fortes ventos e queda de granizo na tarde deste sábado (12). Em Lages, na Serra catarinense, casas ficaram destalhadas.
Continua depois da publicidade
> Saiba como se proteger dos riscos de vendavais e temporais
Em Blumenau, no Vale do Itajaí, a chuva começou por volta das 17h. Além de relâmpagos e raios, em alguns bairros foram registrados pequenas pedras de granizo. Houve registro de pontos de alagamento de vias. Em Brusque a chuva também provocou alagamentos pontuais.
Já a cidade de Campo Alegre, no Norte catarinense, também registrou chuva com queda de granizo durante a tarde deste sábado.
A possibilidade da queda de granizo já havia sido indicada pela Epagri/Ciram, que emitiu aviso alertando para o risco dos temporais com pancadas de chuva, raios e queda de granizo entre este sábado e domingo (13).
Continua depois da publicidade
> Excessos durante o verão podem causar problemas circulatórios
A Epagri/Ciram pontua que a chance existe porque o Estado está sob influência de uma área alongada de baixa pressão e da aproximação de uma frente fria.
Destalhamento em Lages
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, houve chuva e registro de vento forte em cidades da Serra, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Sul do Estado.
Em Lages, na Serra , houve pontos de alagamentos e destelhamentos de casas. As rajadas de vento e a chuva forte duraram cerca de uma hora. Os bairros mais atingidos foram Vila Esperança, Tributo, Cristal e Várzea. Nos bairros Guarujá e São Vicente, houve pontos de alagamentos.

Nenhuma família precisou sair de casa, e a Defesa Civil distribuiu lonas para as residências mais afetadas. A situação de casas onde houve queda de muros é monitorada.
Continua depois da publicidade