Se o fim de semana havia sido de caos nos aeroportos do Brasil – causando problemas também no Salgado Filho, em Porto Alegre -, a segunda-feira amanheceu mais calma. Até as 8h30min, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não registrava nenhum atraso e nenhum cancelamento entre as 25 partidas e as 17 chegadas programadas no aeroporto de Porto Alegre.

Continua depois da publicidade

Os problemas, que ocorreram a partir da noite de quinta-feira, estavam concentrados em voos da Gol, que chegou a emitir nota afirmando que a situação seria controlada até segunda-feira. As nove partidas e as cinco chegadas da companhia aérea em Porto Alegre não apresentaram problemas na manhã de segunda.

A empresa informou que a suspensão dos voos na noite de quinta-feira diminuiu o número de funcionários disponíveis no sábado porque algumas tripulações tiveram a jornada de trabalho afetada. De acordo com a empresa, a companhia teve de respeitar os limites legais da carga horária da categoria.

Os atrasos fizeram a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autuar a Gol na tarde de sábado. A multa para a companhia poderá ir de R$ 4 mil a R$ 10 mil por desrespeitar as normas de comunicação de atrasos e cancelamentos de voos e de prestação de assistência aos passageiros em caso de atrasos muito longos.

Continua depois da publicidade