Fechado temporariamente nesta quarta-feira por superlotação, o setor de emergência para adultos do Hospital Universitário da UFSC já voltou a funcionar normalmente na manhã desta quinta. Em nota, a direção havia informado que só atenderia casos de “vida ou morte” e que a entrada de novos pacientes só aconteceria quando houvesse estrutura para abrigar novas pessoas, mas ainda na madrugada desta quinta-feira a situação foi normalizada.

Continua depois da publicidade

O diretor do HU, Carlos Alberto Justo explicou o fechamento provisório da emergência

– As emergências passam as vezes por períodos de incapacidade. Nós esgotamos primeiro as macas, depois as cadeiras, depois os consultórios. A gente só não deixa ocupar as áreas de recuperação chamadas salas vermelhas, onde chegam os pacientes com paradas cardíacas, com casos de vida ou morte. Ontem nós levamos três horas para desocupar os consultórios para recuperar a capacidade de atendimento. Achamos isso melhor do que deixar a população revoltada sem saber o que está acontecendo – disse.

Justo também comentou sobre a situação financeira do hospital, que recebeu R$ 2.787.464,65 do Ministério da Saúde destinados a ampliação e qualificação dos atendimentos prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Continua depois da publicidade

– É do conhecimento de todos que a tabela do sistema de saúde apresenta uma defasagem. O dinheiro que a gente recebeu era um dinheiro que a gente recebe todo ano, que já deveria ter sido entregue no início do ano explicou.