Após as cidades da região Norte de Santa Catarina registrarem baixo ou nenhum estoque de vacinas contra a Covid-19 nas últimas semanas, o Ministério da Saúde (MS) iniciou, na quinta-feira (9), as primeiras entregas das doses para os estados brasileiros. Para Santa Catarina, a previsão é de 91,2 mil doses, que serão entregues em duas remessas, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Segundo o MS, as doses desembarcaram ainda na quinta-feira, inicialmente, nos estados do Paraná, Goiás, Maranhão e Mato Grosso para a vacinação dos públicos elegíveis. Ainda para esta sexta-feira (10), está prevista a chegada dos imunizantes nos estados do Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rondônia e Santa Catarina. Todas as demais unidades da federação receberão suas parcelas ao longo das próximas semanas.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Os primeiros lotes das 12,5 milhões de doses adquiridas pelo Ministério da Saúde desembarcaram no Brasil na última quinta-feira (2). Os imunizantes foram liberados para distribuição após análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). A vacina foi recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Continua depois da publicidade

Desde 1º de janeiro de 2024, a vacinação contra a Covid-19 para pessoas do grupo prioritário e de crianças de seis meses a menores de cinco anos está incluída no Calendário Nacional de Vacinação. A pasta também passou a recomendar uma dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses prévias recebidas.

Região Norte registra falta de vacinas contra Covid-19

A reportagem do A Notícia entrou em contato, na terça-feira (7), com a Secretaria da Saúde de Joinville, através da prefeitura, que informou que o município está sem a vacina Pfizer Bivalente, indicada para pessoas a partir de 18 anos de idade e pessoas a partir de 12 anos com comorbidades. Já a vacina Pfizer Pediátrica, para crianças de cinco a onze anos, está com o estoque reduzido, e a Pfizer Baby, para bebês de seis meses a menos de cinco anos, tem estoque normalizado.

Além da maior cidade do estado, a prefeitura de Araquari informou que está sem vacinas contra Covid-19 para adultos, com estoque somente para as infantis. Já a prefeitura de São Francisco do Sul ainda não registra a falta.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

FOTOS: Quase 100 cães de raça de canil clandestino já foram adotados em Joinville

Foragido por duplo homicídio em Itapoá é preso no RS e polícia revela motivação do crime

Investigação revela que homem foi morto por engano em Porto União