O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi notificado do incidente na Maratona de Boston, e sua administração já está em contato com as autoridades locais, informou um porta-voz da Casa Branca. O esquema de segurança foi reforçado nas cidades de Nova York e Washington, que foram alvos dos ataques do dia 11 de setembro de 2001.

Continua depois da publicidade

– Estamos reforçando a segurança diante dos hotéis e lugares conhecidos da cidade até conseguirmos mais informações a respeito destas explosões – informou o porta-voz da polícia nova-iorquina, Paul Browne, em um comunicado.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, afirmou que a segurança estava sendo reforçada em “lugares estratégicos e infraestruturas críticas, incluindo o metrô”.

– Temos cerca de mil membros da Polícia de Nova York designados para tarefas de luta contra o terrorismo e eles – junto com toda a força da NYPD e com os investimentos feitos em infraestrutura para combater o terrorismo – estão sendo mobilizados para proteger nossa cidade – indicou em um comunicado.

>> Polícia encontra outros explosivos no trajeto da maratona

Continua depois da publicidade

>> Pelo Twitter, repórteres relatam clima de horror em Boston após explosões

>> STORIFY: confira os relatos nas redes sociais sobre as explosões

A polícia de Washington se mantém em “alerta máximo”, confirmou a porta-voz Sary Leon à AFP. O chefe da Polícia de Los Angeles, Charlie Beck, anunciou um aumento da presença policial “em todos os eventos previstos”, a começar pela partida de beisebol desta noite entre os Dodgers e o San Diego Padres.

O restante da presença policial incluirá a mobilização de unidades especialistas em bombas, cães e outras “precauções destinadas a evitar um evento semelhante”.

A segurança também foi reforçada em estações de trem, edifícios do governo, centros comerciais e “lugares onde há concentração de pessoas”, explicou o xerife do Condado de Los Angeles, Lee Baca.

A polícia da cidade de São Francisco afirmou que estava em “alerta máximo” e pediu que os cidadãos liguem para o número de emergência 911 se vissem algo suspeito ou “relacionado com as explosões da maratona de Boston”.

Continua depois da publicidade

Explosões deixaram pelo menos dois mortos

Duas explosões na Maratona de Boston mataram duas pessoas e deixaram pelo menos 20 feridos nesta segunda-feira. A primeira explosão ocorreu três horas depois de os ganhadores cruzarem a linha de chegada. Outro estrondo foi ouvido poucos segundos depois. A região ficou tomada de fumaça e boa parte da estrutura montada para a maratona foi abalada. Milhares de pessoas foram retiradas do local, que foi isolado.

Veja o mapa com o local da chegada onde ocorreram as explosões: