Depois de dois meses, Santa Catarina voltou a ter queda no número de casos ativos da Covid-19. Nesta segunda-feira (7), segundo dados do Painel do Coronavírus do NSC Total, o Estado acumulava 10.675 pacientes em tratamento do vírus, o menor número desde 6 de janeiro desse ano, quando eram 11.088. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Além disso, conforme dados do painel, em uma semana, houve uma queda de 39,33% na quantidade de ativos. Isto porque, em 1º de março, eram 17.596. Ou seja, 6.921 a mais que nesta segunda-feira. 

> Mundo atinge marca de seis milhões de mortes por Covid-19

Já em relação a um mês atrás, a queda foi de 79,58%: em 7 de fevereiro, Santa Catarina contava com 52.279 ativos. 

Continua depois da publicidade

Ao todo, de acordo com o Painel, 274 municípios catarinenses possuem casos ativos de Covid-19. Florianópolis lidera com 1.117, seguida de Joinville, com 998, e Chapecó, com 865. 

Em relação aos casos confirmados, desde o início da pandemia, são 1.632.523. Já em questão dos óbitos, são 21.469, sendo que mais dez foram confirmados nesta segunda-feira. 

SC também tem queda nas internações 

Outro indicador que também tem apresentado queda são as internações em leito de UTI Covid. Segundo o Painel do Coronavírus, no domingo (6), eram 192 pessoas internadas, sendo 167 casos confirmados e 25 suspeitos da doença. Este é o menor número de hospitalizações desde 19 de janeiro, quando eram 205. 

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede pública está em 79,1%. Se o recorte levar em conta apenas as vagas destinadas a adultos, 76,1% das unidades possuem pacientes.

Continua depois da publicidade

> Farmácias de SC começam a vender autotestes de Covid-19 nos próximos dias

Decretos devem virar recomendações, diz saúde 

Nas redes sociais, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, anunciou que os decretos com regras a respeito da pandemia em Santa Catarina devem virar recomendações e orientações. Um dos exemplos, segundo ele, foi a flexibilização das máscaras para crianças, anunciada na última semana.

— A secretaria de Estado da Saúde e o governo se preparam que as recomendações de saúde sejam orientações sem obrigatoriedade por parte de decreto ou algum tipo de regramento — afirmou em um vídeo, como trouxe o colunista do NSC Total, Anderson Silva.

Já sobre a flexibilização das máscaras nas escolas, Motta disse que a medida foi adotada no ambiente escolar por se tratar de um espaço “controlado” e que não impacta nos números da pandemia no Estado. 

Leia também: 

SC melhora no mapa do coronavírus, mas mantém alerta; veja regiões

Saiba como fica o uso de máscara nas escolas de SC

Uso de máscaras não será mais obrigatório nas escolas de SC