Amor ou ódio: em geral, polarizam-se assim as reações de quem instalou a mais recente atualização do sistema operacional de iPhone, iPad, iPad mini e iPod. Oferecido pela Apple dia 18 de setembro, o iOS 7 já teve duas versões para corrigir falhas, mas ainda está longe de ser unanimidade.
Continua depois da publicidade
As mudanças mais chamativas estão nos ícones e no movimento de zoom que exercem quando se abre ou fecha um programa. Alguns usuários reclamam que essa mudança em relação ao iOS 6, o sistema anterior, estaria causando dores de cabeça ou náuseas, além de considerarem exagerados o ganho de cores e animações. Na análise de Alessandro Salvatori, editor-chefe do Blog do iPhone, os ícones ficaram infantis e básicos, além de um colorido jovial demais:
– O iOS precisava de mudanças, pois estava há seis anos com praticamente a mesma aparência. Só achei radical demais. Poderia ter vindo mais suave.
Trata-se apenas da mais recente de uma série de críticas. A nova atualização, que já está na 7.0.2, ainda causa dificuldades de acesso ao iMessage e o FaceTime, serviços de mensagens da Apple, em especial com aparelhos comprados no Exterior. A Apple reconheceu o problema, e comunicou que está trabalhando para solucionar.
Antes disso, a gigante de tecnologia americana havia sido cobrada por falhas na segurança com o novo sistema operacional. Parte desses bugs foram solucionados nas atualizações do iOS 7. Mas um novo arranhão à reputação do sistema veio nesta sexta-feira: o site The Verge apontou que algumas configurações de restrição do iPad são apagadas quando há uma atualização.
– A versão do iPad foi lançada junto com a dos demais dispositivos e apresentou muitos erros. Mas ainda assim recomendo a instalação do iOS 7 – explica Rafael Fischmann, editor-chefe do site MacMagazine.
Na análise dele, as melhorias, como ganho na velocidade no uso de aplicativos, acesso rápido à seção de multitarefas e a barra de controle no sistema, compensam com sobras os problemas, que têm sido gradativamente ajustados pela Apple nas novas versões. Fischmann indica a atualização inclusive para iPhones de versões anteriores, como o 4, pois há opção de reduzir os efeitos visuais, pesando menos no sistema.
Vídeo: Confira as novidades do iOS 7