A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, nesta segunda-feira (18), seus mais de 32 mil alunos de forma 100% presencial. A instituição vai cobrar o comprovante vacinal e uso de máscara e adotou o agendamento para o uso do restaurante.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A universidade suspendeu as atividades presenciais em março de 2020. As aulas foram retomadas meses depois, mas de forma remota. Essa será a primeira vez que estudantes que ingressaram na instituição no segundo semestre daquele ano frequentam o campus.

Apesar da queda no número de casos de covid, a UFSC optou por manter medidas sanitárias mais rígidas. O uso da máscara será obrigatório, e os estudantes tiveram que apresentar o comprovante de vacinação contra covid-19  para fazer matrícula nas disciplinas.

O documento que mostra a imunização também é vinculado à carteira de identificação do estudante. Para acessar espaços como a biblioteca e o restaurante, os alunos terão que inserir o documento em catracas instaladas nas entradas. Quem não tiver sido vacinado, não poderá entrar.

Continua depois da publicidade

Professores e servidores também precisam comprovar a vacinação.

Outra mudança é no restaurante. Para almoçar ou jantar será  necessário reservar um horário. O agendamento terá que ser diariamente por meio de um site. No caso do almoço, o horário limite é 9h. Já no jantar até 14h.

O pró-reitor de graduação da UFSC, Daniel de Santana Vasconcellos, diz que resguardadas as condições da pandemia, a instituição pode ser considerada um ambiente seguro.

— A UFSC buscou se preparar para ser um ambiente seguro com as três camadas de proteção que a gente se propôs: dos ambientes, uso de máscara e proteção das pessoas através da comprovação vacinal. A gente sabe que é seguro com protocolos adequados — afirma o pró-reitor. 

Conforme Vasconcellos, ainda não se sabe até quando a instituição manterá os protocolos sanitários. No entanto, o comprovante da vacina contra o coronavírus deve ser mantido permanentemente. As medidas são avaliadas por uma Comissão de Segurança. 

Continua depois da publicidade

— Outros protocolos a gente entende que serão analisados por essa Comissão e eles vão dar as diretrizes e a Administração Central da Universidade vai procurar se orientar e tomar as decisões a partir dessas diretrizes — comenta.

Como será o semestre?

Para os estudantes de graduação, o primeiro semestre começa em 18 de abril e vai até 3 de agosto. O segundo vai durar de 25 de agosto a 23 de dezembro. Já para estudantes de mestrado e doutorado, as aulas foram retomadas em 7 de março.

A UFSC conta, atualmente, com cerca de 32 mil estudantes em 6,5 mil turmas de graduação. Ao todo, são 116 cursos presenciais e seis EAD, em cinco campi.

Em relação ao quadro docente, são 2,5 mil professores que cobrem cerca de 2,2 mil disciplinas de graduação.

Continua depois da publicidade

Greve dos servidores

Em meio a volta às aulas, os servidores técnico-administrativos da UFSC estão em greve. A categoria pede reajuste salarial de 19,9%, entre outras reivindicações.

A UFSC conta hoje com cerca de 3 mil servidores da categoria, com maioria ocupando cargo de assistente em administração e atuando no campus de Florianópolis.

Enfermeiros e médicos que trabalham no Hospital Universitário (HU) representam um terço da categoria. Eles devem manter suas atividades mesmo com a greve por serem consideradas essenciais, segundo a administração hospitalar.

Em nota, a UFSC informou que, mesmo com a greve, a volta às aulas não seria afetada.