O primeiro dia de ensino a distância das escolas e creches municipais de Blumenau foi de muita dúvida. Quase 1.700 pessoas ligaram nesta segunda-feira (6) para o Alô, Educação, canal disponibilizado para orientações sobre a nova medida. Por isso, entre esta terça e quinta-feira (7 a 9), os pais que tiverem questionamentos sobre a plataforma on-line poderão telefonar para as unidades de ensino e conversar com os diretores.
Continua depois da publicidade
— Não é atendimento presencial, mas a gestão estará na escola para atender o telefone e tirar as dúvidas — ressaltou a Secretária de Educação, Patricia Lueders.
Muitos pais que preencheram o formulário pela internet ainda não receberam a senha por e-mail para ter acesso à plataforma Google for Education. As atividades ocorrem em sala virtual, conforme a preferência do professor, mas seguem o projeto político-pedagógico da escola.
Há casos em que as instruções da escola caíram na área de spam dos e-mails, por isso é preciso conferir a caixa de entrada atentamente. A direção das unidades de ensino atenderão aos telefonemas das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
Continua depois da publicidade
— Nós percebemos que é preciso ampliar a comunicação. A plataforma não tem erro, está funcionando perfeitamente, mas é nosso dever levar informações para vocês — disse Patricia.
A secretaria reforçou que os pais que não fizeram o cadastro ainda podem encaminhar um e-mail para a escola e explicar a situação. Na segunda-feira (13), aqueles que não têm internet em casa deverão buscar o material impresso nas escolas. A orientação é que, de preferência, apenas um adulto da família vá até a unidade para pegar o conteúdo.
Alô Educação em Blumenau
O Alô, Educação funciona das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, para esclarecer as dúvidas do regime especial de atividades de aprendizagem não presenciais. O canal é dividido em Educação Infantil (CEIs), por meio do (47) 9 9967-0399 e Ensino Fundamental (escolas) no (47) 9 9727-2089, ambos para ligação ou WhatsApp.
Além dele, pais poderão, nestes horários, ligar para as escolas e pedir novas orientações.
Escolas estaduais
O ensino a distância é a forma que municípios e Estado encontraram de não prejudicar o ano letivo dos estudantes por conta no novo coronavírus. Em coletiva no começo da noite desta segunda-feira (6), o secretário de Educação, Natalino Uggioni, falou sobre o retorno das atividades escolares na rede estadual de ensino, também a distância. Segundo o secretário, para os estudantes que têm internet, a orientação é que participem de aulas online, ministradas pelos próprios professores da rede:
Continua depois da publicidade
— Realizamos um trabalho intenso e já inciamos com os nossos professores. Mais de 19 mil professores participaram da capacitação.
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Para os estudantes sem acesso à internet, as atividades serão oferecidas de forma impressa. Esses devem buscar o material nos educandários ou solicitar para receber em casa. Aos demais, que não têm condições de realizar na própria residência os estudos, será oferecido o espaço nos educandários, com acompanhamento de profissionais, informou sucintamente Uggioni.
Dos 540 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino, ao menos 18% declararam não ter acesso a internet em casa. São quase 100 mil estudantes sem o benefício da tecnologia em suas casas. E, apesar desse número ser alto, a Secretaria de Educação se programa para, no dia 22 de abril, ter todas as turmas já organizadas e trabalhando "a plena carga" com os conteúdos programados:
— Queremos dar sequência ao currículo e ao plano pedagógico.