Nesta sexta-feira (24), Santa Catarina estará sob a influência de uma frente fria que se aproxima, favorecendo a formação de pancadas de chuva com trovoadas e temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva intensa em curto período de tempo. Além disso, a chegada de uma massa de ar polar derruba as temperaturas no Estado, especialmente no final do dia.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Os temporais terão início nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e avançam para as demais regiões do Estado durante a manhã. As áreas identificadas em laranja no mapa estão com risco alto para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos. Já nas áreas em amarelo, o risco é considerado moderado. A massa de ar frio favorece o retorno do tempo firme a partir do final do dia.

As temperaturas devem reduzir significativamente. A maior queda das temperaturas é esperada para o Grande Oeste, Planalto Sul, além de trechos do Planalto Norte e Grande Florianópolis serrana, onde o dia amanhece com marcas entre 14°C e 17°C e, à noite, as temperaturas já devem estar entre 4°C e 10°C (declínio de 7°C a 10°C), com os menores valores sendo observados na Serra.
Já no litoral e Vale do Itajaí, durante a tarde as temperaturas variam de 18°C a 25°C e até o final da noite devem oscilar entre 12°C a 16°C (declínio de 6°C a 9°C). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há expectativa de geada no Rio Grande do Sul e parte do Sul Catarinense no final de semana.
Continua depois da publicidade
O transporte de ar quente associado à condição pré-frontal favorece rajadas de vento dos quadrantes norte e noroeste, que podem atingir velocidades entre 50 km/h e 70 km/h, com pontuais acima entre o Grande Oeste e a Serra.
Alagamentos costeiros e agitação marítima
Com a passagem da frente fria, o mar começa a subir a partir da noite, ficando agitado, com ondulações de direção sul, alturas de onda entre 2 e 2,5m e picos de até 3m em alto mar em toda a costa catarinense.
A partir da noite de sexta (24), o vento começa a soprar de sudoeste no interior do Estado perdendo intensidade na madrugada do sábado (25) e sopra de sul na costa catarinense entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com rajadas entre 50 e 70 km/h, e pontuais acima. O risco associado às rajadas de vento é moderado.

A Defesa Civil também fez um alerta para alagamentos costeiros entre a tarde da sexta-feira (24) e a tarde do sábado (25). Os ventos do quadrante sul causados pela atuação de uma frente fria, juntamente com a maré astronômica (causada pela Lua Cheia) traz condições para estas ocorrências em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
VÍDEO: Pontes flutuantes construídas por Batalhão de SC são destruídas pela correnteza no RS
Morre golfinho resgatado em Itapema e exame revela quantidade de lixo ingerido pelo animal
Entenda quem cobre o prejuízo de carros alagados nas enchentes do RS