Santa Catarina chegou a 43,45% de pessoas vacinadas contra a gripe dentro do público-alvo. Após o Dia D, realizado no sábado (6), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), 199.930 pessoas foram imunizadas, o que ajudou a aumentar este percentual.
Continua depois da publicidade
O número superou as 75.380 pessoas que foram às unidades de saúde ano passado durante o Dia D da campanha. A meta é vacinar 90% de mais de 1,9 milhão de catarinenses até o próximo dia 31.
Segundo a chefe de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive), Arieli Scheissl Fialho, a preocupação maior é com as gestantes e crianças entre 6 meses e menos de 6 anos – grupos que possuem maior dificuldade em ir aos postos.
Até esta segunda-feira (6), segundo a Dive, as mães até 45 dias após o parto (59,92%) e os idosos com 60 anos ou mais (55,57%) são os grupos com com maior cobertura vacinal. População privada de liberdade e funcionários (15,93%) e profissionais das forças de segurança e salvamento (12,97%) estão na parte de baixo da lista.
Em Florianópolis, o número de vacinados contra a gripe chegou a 10,3 mil no último sábado, o que aumentou para 55 mil a quantidade de imunizados contra a doença – cerca de 40% do público-alvo na Capital. A meta inicial é atender a 140 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
Este ano, três pessoas morreram por causa da gripe em SC, todas pelo vírus A H1N1. Um homem, de 52 anos, morador de Tubarão; uma mulher, de 79 anos, de Blumenau; e uma mulher, de 48 anos, de Jaraguá do Sul. Todos apresentaram algum fator de risco para o agravamento da doença.