O Dia D de vacinação contra a gripe, que ocorreu no último sábado, levou 10.833 pessoas aos postos de saúde e ambulatórios gerais em Blumenau. Como ainda falta o detalhamento de uma unidade, o número pode superar 11 mil doses. A avaliação da Secretaria de Promoção da Saúde é que o número superou as expectativas, já que a procura mais que dobrou na comparação com o ano anterior, quando foram aplicadas 4,1 mil vacinas.

Continua depois da publicidade

Os números positivos no Dia D fizeram o município avançar na campanha de imunização contra a influenza. Do dia 10 de abril até o sábado, Blumenau teve 44.984 pessoas vacinadas contra o vírus. O número representa 40,5% do público prioritário, composto por 111.031 conforme estimativa do Ministério da Saúde. A meta é alcançar 90% até o dia 31 de maio.

De acordo com informações da Secretaria de Promoção da Saúde, os idosos formam o grupo prioritário que está mais protegido contra o vírus. Foram quase 20 mil vacinas aplicadas, o que representa 65,2% desse público. Outro grupo que superou metade da meta são as puérperas, mulheres que tiveram parto há até 45 dias, que chegaram a 51,7% de imunização.

A campanha ainda inclui crianças maiores de seis meses e menores de 6 anos (49,7% vacinadas), gestantes (43,6%) e professores (38,1%). Os trabalhadores de saúde ainda têm índice baixo de vacinação, com 19,2%, enquanto nove mil pessoas portadoras de doenças crônicas foram vacinadas.

Continua depois da publicidade