A reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou nesta quarta-feira (16) uma audiência pública para apresentar propostas para melhorias do serviço do Restaurante Universitário do Campus da Trindade. A reunião partiu após uma denúncia feita em outubro sobre as condições de trabalho no estabelecimento.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O encontro, organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), trouxe planos de ações para manter o funcionamento e melhorar as condições de operação do restaurante. As principais ideias garantem a segurança dos trabalhadores, condições adequadas para o preparo dos alimentos e para evitar a suspensão das atividades sem aviso prévio.
A denúncia apresentada ao Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) no dia 02 de outubro trazia provas de inundações de esgoto na cozinha, riscos de acidentes de trabalho, contaminação alimentar e pequenos incêndios dentro da cozinha do restaurante.
Audiência aconteceu no RU da Trindade
Continua depois da publicidade
Planos de manutenção
Durante a audiência, estavam presentes estudantes, servidores, representantes da reitoria e os trabalhadores terceirizados do RU. O reitor Irineu Manoel de Souza citou a condição financeira desafiadora da universidade, mas afirmou que o foco da reitoria é priorizar a permanência estudantil. Ele informou que, neste ano, houve um investimento de R$ 20 milhões, incluindo as bolsas de auxílio estudantil.
O DCE encaminhou um ofício, que o reitor assinou, com ações e iniciativas de curto, médio e longo prazo. Nas ações emergentes, ele anunciou um calendário de paralisação dos serviços do restaurante, em finais de semana e feriados, para a realização de serviços de manutenção. A primeira está agendada para o próximo mês, entre os dias 15 e 17 de novembro, para intervenções nos sistemas de abastecimento de água e de gás, e nas redes de esgoto e eletricidade.
Durante o recesso de fim de ano, entre os dias 21 de dezembro e 3 de março de 2025, o RU estará fechado para manutenção na rede elétrica, pintura da cozinha, instalação de ventiladores e manutenção dos equipamentos.
Dentro das propostas, a reitoria terá que garantir relatórios frequentes sobre as condições de segurança e saúde do trabalhador através do Departamento de Atenção à Saúde (DAS). Em relação as iniciativas de médio e longo prazo, a proposta abrange um mapeamento de equipamentos e ferramentas a serem comprados pela universidade, para aprimorar os processos de estocagem de produtos e insumos, bem como a elaboração e entrega das refeições.
Continua depois da publicidade
A pró-reitora de Permanência e Assuntos Estudantis, Simone Sobral Sampaio, afirmou que alunos que possuem isenção e estão registrados na PRAE terão acesso ao auxílio para deslocamento até o restaurante do Centro de Ciências Agrárias (CCA) durante os intervalos programados e as interrupções do funcionamento do RU da Trindade.
Leia também
Transporte coletivo vai mudar em São José
Benefícios de militares, educação, IR, FGTS: as possíveis medidas do corte de gastos do governo
Matrículas para crianças do 1º ano do ensino fundamental abrem em outubro em Florianópolis