A GloboNews aceitou as críticas que recebeu nas redes sociais e fez uma retratação nesta quarta-feira (3). O programa 'Em Pauta' de terça (2) foi alvo de muitos comentários na internet após trazer um debate sobre racismo apenas com jornalistas brancos. Em resposta, nesta quarta o programa escalou um time apenas de profissionais negros da emissora para o debate.
Continua depois da publicidade
> #BlackoutTuesday: brasileiros aderem ao movimento pelas redes sociais
O programa começou com o apresentador Marcelo Cosme dizendo que "entenderam o recado" e passando o posto para o experiente jornalista Heraldo Pereira. Junto de Pereira, participaram do 'Em Pauta' cinco mulheres negras: Maria Júlia Coutinho, Zileide Silva, Aline Midlej, Flávia Oliveira e Lilian Ribeiro.
Criticada ontem por um painel apenas com jornalistas brancos, a @GloboNews reconheceu o erro e fez hoje um painel apenas com jornalistas negros.
— Samuel (@SamPancher) June 3, 2020
O post do @IrlanSimoes virou o GC pic.twitter.com/QErOZRQLOR
A resposta e a autocrítica da emissora renderam comentários em tom positivo nas redes sociais nesta quarta. A postagem mais compartilhada no dia anterior foi exibida no programa e, inclusive, utilizada na chamada do programa.
Continua depois da publicidade
Rapaziada… A pauta é racismo… pic.twitter.com/oP2Y1Mxz00
— Irlan Simões (@IrlanSimoes) June 3, 2020