A forma como a China está lidando com a pandemia do coronavírus pode beneficiar Santa Catarina, na avaliação do professor de relações internacionais da Univali, Walter Barbieri Júnior. Para ele, a retomada econômica chinesa após a crise mundial causada pela doença deve impactar nas exportações brasileiras e representar ganhos aos catarinenses.

Continua depois da publicidade

Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus.

Conforme Barbieri, enquanto a Europa se prepara para uma abertura controlada de atividades, a China já está em uma fase mais avançada de recuperação.

– O fato de a China representar um grande centro produtor do mundo fez com que a questão do coronavírus se transformasse em pandemia. O maior mercado exportador do Brasil é a China desde 2009, o que faz com que essa relação seja estreita. Provavelmente, a China será a primeira economia mundial após a pandemia, logo tende a importar nossos produtos. Nesse sentido SC vai acabar sendo beneficiada – explicou Barbieri.

Ouça a entrevista de Mário Motta com Walter Barbieri Júnior:

Continua depois da publicidade

O choque na produção global causado pela pandemia comprometeu as cadeias de suprimentos, conforme o professor. Nesta segunda-feira (6), a embaixada da China no Brasil se manifestou contra uma publicação do ministro da educação Abraham Weintraub no Twitter em que insinuou que a China sairá fortalecida da pandemia.

– A China tem um movimento para conter essa ideia de culpa atribuída a ela em relação ao coronavírus. Na medida em que a China retoma seu comércio e as cadeias de produção começam a ser retomadas, os países vão diminuir suas críticas em relação à China – ponderou o professor.

Além disso, a China enviou suprimentos hospitalares, médicos para países como Itália e Espanha e Sérvia. O presidente dos Estados Unidos Donald Trump também amenizou declarações sobre o assunto.

– Porque o conhecimento que os pesquisadores chineses têm sobre o coronavírus exige conexão com a China. Não há dúvida de que o combate à pandemia passa pela cooperação internacional – declarou.

Continua depois da publicidade