Depois da confusão que passageiros enfrentaram nesta quinta-feira (25) em pontos de ônibus e terminais de Joinville, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade emitiu nota explicando o percentual permitido de ocupantes no transporte coletivo. A partir desta sexta-feira (26), portanto, os veículos vão circular com mais passageiros. 

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

A Secretaria informou que será permitido aos veículos do transporte coletivo intermunicipal urbano circularem com, no máximo, 50% da capacidade de ocupação total. 

Já aos veículos de transporte coletivo intermunicipal rodoviário, é permitido que circulem com, no máximo, 50% da capacidade dos passageiros sentados.

As medidas, previstas no decreto publicado na noite de quarta-feira, 24, valem por 15 dias. As ações fazem parte do pacote do Governo do Estado de enfrentamento à Covid19. 

Continua depois da publicidade

O objetivo, segundo a Secretaria, é desacelerar a curva de contágio da doença em um momento de alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI em Santa Catarina. Os municípios poderão estabelecer medidas específicas de enfrentamento mais restritivas do que as previstas no Decreto.

Decreto mencionava apenas viagens intermunicipais 

A confusão começou quando o governo do Estado publicou decreto com novas medidas de combate ao avanço do coronavírus em Santa Catarina, na última quarta-feira. 

> Joinville chega a 700 mortes de moradores por coronavírus

Entre elas, o texto mencionava redução na lotação máxima dos ônibus de 70% da capacidade total (sentados e em pé) para 50% da capacidade de passageiros sentados. No entanto, o decreto mencionava apenas vigens intermunicipais. Isso fez com que Joinville reduzisse para cerca de 15 a 18 pessoas por ônibus erroneamente.