Itália e Holanda foram as primeiras seleções europeias a garantir participação na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. No entanto, a duas rodadas para o final das Eliminatórias, outras 11 vagas estão abertas no continente, sendo sete delas diretas – sem necessidade de repescagem.

Continua depois da publicidade

Com os resultados desta terça-feira, duas seleções ficaram muito próximas de carimbar o passaporte. A Alemanha derrotou a Ilhas Faroé por 3 a 0, gols de Mertesacer, Özil e Thomas Müller, e permaneceu a cinco pontos da Suécia, na liderança do Grupo C. Se vencer a Irlanda em casa, na próxima rodada, dia 11 de outubro, os alemães se classificam. A Alemanha também vem ao Brasil se empatar os últimos dois jogos, contra Irlanda e Suécia, fora.

A Suíça foi a Oslo, derrotou a Noruega por 2 a 0 e abriu cinco pontos de vantagem na liderança da Chave E. O zagueiro Fabian Schär marcou os dois gols. Uma vitória dos suíços contra a Albânia, no jogo seguinte, garante a vaga em 2014, mas há a possibilidade de dois empates, contra albaneses e eslovenos.

Na mesma situação de Alemanha e Suíça está a Bélgica, no Grupo A – a chave teve apenas um jogo (Macedônia 1×2 Escócia) nesta terça, para cumprir tabela. Nos outros quatro grupos há muito equilíbrio. Na Chave F, a Rússia fez 3 a 1 em Israel e passou Portugal, que tinha um jogo a mais. Um ponto separam as duas equipes, que não se enfrentam mais. No Grupo G, Bósnia e Herzegovina e Grécia venceram Eslováquia e Letônia, respectivamente, e continuam empatadas na liderança, com 19 pontos. A Inglaterra conseguiu um bom empate em Kiev, contra Ucrânia, e continua dependendo apenas de si para se classificar no Grupo H. Os ingleses têm um ponto mais do que os ucranianos. Com um jogo a menos, a Espanha, que folgou nesta rodada, está com os mesmo 14 pontos da França, que derrotou Belarus de virada. Os espanhóis devem garantir vaga apenas em 15 de outubro, no último jogo, pois os franceses não devem perder pontos para a Finlândia.

Os oito melhores segundos colocados garantem vaga na repescagem, em sistema mata-mata. Com exceção do Grupo A, no qual a Croácia não perde mais a vice-liderança, a disputa está muito acirrada pela segunda posição das chaves.

Continua depois da publicidade

Líderes e vice-líderes

Grupo A

1º) Bélgica, 20; 2º) Croácia, 17

Grupo B

1º) Itália, 20; 2º) Bulgária, 13

Grupo C

1º) Alemanha, 22; 2º) Suécia, 17

Grupo D

1º) Holanda, 22; 2º) Hungria, 14

Grupo E

1º) Suíça, 18; 2º) Islândia, 13

Grupo F

1º) Rússia, 18; 2º) Portugal, 17

Grupo G

1º) Bósnia e Herzegovina, 19; 2º) Grécia, 19

Grupo H

1º) Inglaterra, 16; 2º) Ucrânia, 15

Grupo I

1º) Espanha, 14; 2º) França, 14