Após as chuvas de domingo (9), a Defesa Civil de Joinville continua monitorando as áreas de riscos devido à potencial possibilidade de deslizamentos de terras ou queda de muros e árvores. Há também registro de pontos de alagamentos na região do Jativoca, no bairro Nova Brasília, na zona Oeste da cidade, onde o rio Águas Vermelhas está com nível acima do leito.
Continua depois da publicidade
No domingo, a região do distrito de Pirabeiraba, na zona Norte, foi a mais afetada pelo temporal. A forte chuva causou alagamentos na Vila Canela, no bairro Rio Bonito; na Estrada Mildau e em pontos às margens da rodovia Dona Francisca (SC-418). Alguns trechos da via tiveram acúmulo de água na pista.
A Defesa Civil de Joinville interditou sete moradias devidos aos riscos ocasionados por deslizamentos de terra e queda de muro de contenção, resultantes da forte chuva registrada durante a tarde. Na manhã desta segunda-feira, 19 pessoas ainda estavam desalojadas.
A maioria foi para a casa de parentes e vizinhos. Duas pessoas foram abrigadas pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social, na Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos, no Bucarein. As ocorrências foram registradas nos seguintes locais:
Moradores que identificam cenários de deslizamentos em barrancos, com quedas de terra, muros com rachaduras ou que têm sinais de instabilidade, devem entrar em contato com a Defesa Civil, no ramal 199, para que seja feita a vistoria no local. O risco de deslizamento ocorre por causa do solo encharcado e da continuidade da chuva no município.
Continua depois da publicidade
Segundo a Defesa Civil de Joinville, foram registrados em apenas duas horas o volume de 83 milímetros de chuva em Pirabeiraba, o que representa 10 dias de chuvas para o período.
Leia também:
Chuva alaga rodovias e provoca transtornos em Santa Catarina neste domingo