O ciclone extratropical que passou por Santa Catarina e resultou nas grandes quantidades de chuva entre quinta e sábado se afasta do Estado e o tempo estável ganha espaço sobre o território catarinense. A semana começa com poucas nuvens e predomínio de sol, as pancadas de chuva ao fim da tarde devem voltar a ocorrer apenas a partir de quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Leia mais sobre o tempo no Blog do Puchalski

Apesar do sol, as temperaturas começam a incorporar as características do outono com o amanhecer e noites mais amenas. Ao longo do dia é previsto aumento da temperatura podendo chegar até 30ºC no Litoral Norte e Sul. As mínimas, entre 11ºC e 13ºC, devem ser registradas no Planalto Norte logo no início do dia.

Tempo bom ajuda Estado a se recuperar de estragos em 13 cidades

Continua depois da publicidade

A chuva que atingiu Santa Catarina na Sexta-Feira Santa resultou em problemas para pelo menos 13 cidades do Estado, segundo a Defesa Civil de SC. A situação mais complicada ocorreu em Bombinhas, no Litoral Norte, onde cerca de 200 pessoas tiveram prejuízo com os alagamentos e duas famílias ainda seguem desabrigadas. Contribuições de água e alimentos foram solicitadas pela prefeitura para ajudar os atingidos. Mas com o retorno da estabilidade do tempo ainda no fim de semana, a situação se amenizou e os munícipios conseguiram gerir os problemas.

Ainda no Litoral Norte, Porto Belo, Itapema, Barra Velha e Balneário Camboriú também tiveram complicações entre sexta-feira e sábado. Itapema, segundo a Epagri/Ciram recebeu 192 milímetros de chuva, no período de 17 horas – quantidade esperada para um mês inteiro.

Em situação complicada também estão quatro famílias isoladas após a queda de uma ponte em Timbé do Sul. Cidades próximas como Lauro Müller também receberam grande quantidade de chuva o que levou a alagamentos e isolamento momentâneo de uma pousada. Os municípios de Orleans, Siderópolis, Nova Veneza e Urussanga também tiveram alagamentos que baixaram conforme a redução das chuvas. A grande quantidade de água também resultou na queda de uma barreira na Serra do Rio Rastro, deixando a rodovia interditada até a manhã de sábado.

Continua depois da publicidade

Outro município que teve complicações foi Bella Vista do Toldo, no Planalto Norte, com alagamentos. Em Florianópolis ocorreu um deslizamento no bairro Sambaqui.

Timbé do Sul
Queda de ponte, alagamentos e quatro famílias ainda isoladas

Siderópolis
Alagamentos e duas pessoas ficaram ilhadas na sexta-feira

Orleans
Alagamentos

Lauro Müller
Alagamentos e queda de uma barreira na Serra do Rio do Rastro. Uma pousada ficou momentaneamente isolada.

Urussanga
Alagamentos

Nova Veneza
Alagamentos

Porto Belo
Deslizamentos de pequena escala

Bombinhas
Alagamentos e duas famílias seguem desabrigadas

Itapema
Alagamentos e a maior quantidade de chuva registrada no Estado

Barra Velha
Alagamentos

Balneário Camboriú
Alagamentos

Bella Visto do Toldo
Alagamentos

Florianópolis
Deslizamento de pequena escala