A chuva intensa das últimas horas deixou vários municípios em alerta na região Oeste de Santa Catarina. O volume pluviométrico acumulado entre 19h40min de domingo e o mesmo horário de segunda-feira passou de 100 mm em municípios como Xanxerê e chegou muito próximo desse número em Xaxim, São Miguel do Oeste e Mondaí (veja a lista abaixo). As informações são da Defesa Civil Estadual.

Continua depois da publicidade

A causa dos volumes elevados de chuva é a passagem de uma frente fria por Santa Catarina, atingindo principalmente do Extremo-Oeste ao Meio-Oeste do Estado. Contudo, não há informações de que a grande quantidade de água que caiu nas últimas horas tenha causado incidentes como alagamentos ou deslizamentos.

A previsão para a terça-feira é de uma breve melhora no tempo da região. Apesar de algumas instabilidades, a frente fria deve se deslocar em direção ao oceano, diminuindo sua influência sobre o sistema climático do Oeste e, consequentemente, a possibilidade de grandes volumes de chuva. Tanto que o sol também deve voltar a aparecer na região ao longo da terça-feira.

Em compensação, outras regiões do Estado podem registrar maior precipitação com a frente fria. Na maior parte das cidades a chuva deve ter intensidade fraca, com volume maior em locais isolados. As temperaturas também caem um pouco, ficando amenas no amanhecer e oscilando entre 25 e 27ºC durante a tarde.

Veja as cidades que registraram o maior volume de chuva entre domingo e segunda-feira:

Xanxerê – 103 mm

Continua depois da publicidade

Xaxim – 97 mm

São Miguel do Oeste – 96 mm

Mondaí – 95 mm

Maravilha – 83 mm

São Carlos – 80 mm

Palmitos – 77 mm

Lebon Regis – 73 mm

Seara – 72 mm

Dionísio Cerqueira – 72 mm

Arroio Trinta – 69 mm

Ponte Serrada – 69 mm

São José do Cedro – 67 mm

Anchieta – 65 mm

Itapiranga – 64 mm

Salete – 63 mm

Chapecó – 60 mm

Quilombo – 60 mm