Joinville tem risco de temporais acompanhados de vendaval a partir da tarde desta quinta-feira (27), de acordo com a Defesa Civil municipal. A chuva forte acontece por causa de uma frente fria que chega ao Estado após duas semanas de muito calor.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo a Defesa Civil, o período de atenção vai até a manhã de sexta, já que a chuva intensa pode causar deslizamentos de terra. O pico de maré com 1,7 metro deve ocorrer por volta da meia-noite.
Ao longo do dia, a chuva diminui, mas o acumulado para o período pode chegar aos 150 milímetros. Em alguns momentos, há previsão de vento próximo aos 60 km/h.
A frente fria também vai fazer com que as temperaturas baixem, com máximas entre 25°C e 29°C, e mínima chegando a 19°C.
Continua depois da publicidade
Orientações da Defesa Civil
Em caso de temporal com vento, a população deve buscar um local para se abrigar longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
Mesmo em ambientes seguros, a orientação é ficar longe de janelas e desligar aparelhos eletrônicos. O banheiro das residências normalmente são locais seguros devido a estrutura.
A orientação também é não transitar por locais alagados e ter atenção especial com crianças próximas de pontes.
Para deslizamentos de terra, a orientação é ficar atento aos seguintes sinais: inclinação de postes e árvores, qualquer movimentação de terra ou rochas perto da casa e aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Continua depois da publicidade
Receba alertas pelo celular
A Defesa Civil estadual emite alertas gratuitos. Para receber, qualquer pessoa pode enviar o número do CEP em que mora, por mensagem de texto (SMS) para o número 40199. Não há cobrança pelo serviço.
As situações de emergência devem ser comunicadas para a Defesa Civil, pelo telefone 199, e aos Bombeiros Voluntários, pelo número 193.
Leia também:
Bebê cai de sacada de três metros de altura e sobrevive em Guaramirim
Acidente entre moto e caminhão deixa um morto em São Bento do Sul
Pescadores de SC seguem presos na Espanha enquanto aguardam julgamento
Mãe de menina de 5 anos morta em acidente cria projeto para beneficiar crianças de SC