A quarta-feira (25) deve ser de temperaturas mais amenas em Santa Catarina, um contraste à terça-feira (24) de sol e termômetros marcando até 35°C em algumas regiões. Segundo a Epagri/Ciram, as máximas nesta quarta não devem passar de 27,9°C em regiões como o Vale do Itajaí e Planalto Norte. No Planalto sul, as mínimas chegam a 11°C.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Além das temperaturas mais amenas, ainda há chance de pancadas de chuva isoladas, entre o Oeste o Norte do Estado. Na Grande Florianópolis e no Sul, o tempo fica nublado, com algumas aberturas de sol, e a possibilidade de chover é menor. No Litoral há possibilidade de rajadas de vento intensas.

Veja as mínimas e as máximas para esta quarta

  • Extremo Oeste: 16.1/26.3°C
  • Oeste: 13.7/26.5°C
  • Meio-Oeste: 13/26.9°C
  • Planalto Sul: 11.8/24.5°C
  • Litoral Sul: 13.1/23.4°C
  • Vale do Itajaí: 14/27.9°C
  • Grande Florianópolis Serrana: 12.9/21°C
  • Grande Florianópolis Litorânea: 13.4/22.8°C
  • Planalto Norte: 13.2/27.9°C
  • Litoral Norte: 14.9/21.6°C

Como fica o tempo nos próximos dias

Para quinta-feira (26), a previsão é de sol entre nuvens em boa parte do Estado, além de temperaturas mais amenas. Entre a tarde e a noite, as nuvens aumentam e há possibilidade de chuva isolada nas áreas mais próximas do Paraná.

Continua depois da publicidade

Já para sexta (27) e no sábado (28), a Defesa Civil emitiu um alerta de temporais, especialmente entre o Oeste e o Norte do Estado. Os temporais podem vir acompanhados por vendavais e queda de granizo. Além disso, a chuva pode ser intensa e acumular volumes elevados em um curto período de tempo.

El Niño pode trazer até 160mm de chuvas e temporais a SC esta semana

Por isso, o risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Os grandes volumes de chuva também trazem risco para alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

A chuva é consequência da formação de uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical no oceano e, ainda, influência do El Niño.

Os volumes de chuva podem variar entre 120 e 160 milímetros em áreas do Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximos à divisa com o Paraná, podendo superar esses valores. Nas demais áreas do Estado, os acumulados ficam entre 80 a 120 mm, com os menores acumulados no Litoral Sul.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Casos de Covid-19 aumentam 8 vezes em três meses e deixam SC em alerta

“Sensação de medo e liberdade”, diz bailarina que dançou no topo de “prédio do Neymar” em SC