Voltando de feriado, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em queda expressiva desde o início dos negócios desta sexta-feira. Além de dados internacionais, o mercado repercute a compra da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil e a nova descoberta de petróleo do pré-sal da Petrobras.
Continua depois da publicidade
Por volta das 15h, o Ibovespa – referência para o mercado brasileiro – caía 5,29%, aos 31.636 pontos, já às 15h43min, reduzia as perdas para 3,97%, aos 32.078 pontos. A queda era acentuada apesar da disparada das ações da Nossa Caixa, comprada na véspera pelo Banco do Brasil. Os papéis do banco paulista subiam mais de 22% no início da tarde.
> Acompanhe o pregão aqui
As ações da Petrobras tinham forte queda, de mais de 10%, por conta do baixo preço do petróleo (que caiu a menos de US$ 50 na quinta-feira em Nova York e Londres), e apesar do anúncio de descoberta de mais petróleo na área do pré-sal. O Bradesco, que ficou mais atrás no mercado bancário, também tinha fortes perdas.
Na véspera, quando os mercados não funcionaram no Brasil por conta do Dia da Consciência Negra, o índice não refletiu as fortes perdas da quinta nos mercados dos Estados Unidos e da Europa. As informações são do site G1.
Continua depois da publicidade
Entenda a crise: