Após cinco meses em obras, a pista sintética de atletismo do Complexo Esportivo do Sesi – cujo prazo inicial de finalização estava previsto para o dia 5 deste mês, dois meses antes da Olimpíada do Rio de Janeiro – deve ficar pronta nesta sexta-feira. O convênio firmado entre Sesi e o Ministério do Esporte, no valor de R$ 10,3 milhões, previa uma série de melhorias e reformas no complexo. A exceção era o último aditivo do convênio, um investimento de quase R$ 1,4 milhão para a reparação e aplicação de manta sintética na pista de atletismo, como parte do programa de apoio à implantação de infraestrutura para os Jogos Olímpicos.

Continua depois da publicidade

Em março deste ano, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), entidade da qual o Sesi é ligada, confirmou que a obra havia iniciado no dia 5 de janeiro – conforme consta no convênio entre entidade e ministério – e seria finalizada em 150 dias, mas nesta semana afirmou que o pontapé inicial da obra ocorreu somente no dia 18 de janeiro:

– O cronograma da obra, mesmo com os ajustes necessários por conta da umidade relativa do ar e chuvas, atendeu ao prazo estabelecido em contrato. O contrato foi assinado no dia 4 de janeiro, o início das atividades de obra no dia 18 de janeiro, assim o prazo de obra se encerra no dia 18 – informou a engenheira civil Raquel Pires, via assessoria de imprensa da Fiesc.

O local que seria a porta de entrada de Blumenau nos Jogos, segundo o ex-ministro George Hilton durante visita ao local em setembro do ano passado, tem confirmada até agora a vinda da delegação da Armênia, com dois ginastas: Artur Davtyan e Harutyun Merdinyan. De acordo com gerente regional do Sesi, Dalila Carvalho, outras delegações entraram em contato, em busca de orçamento, mas por questões técnicas e por pedido da própria delegação ainda não é possível divulgar os países.

Continua depois da publicidade

– Estamos divulgando o espaço em busca de outras federações, mas estamos contentes em poder receber atletas de renome e premiados em competições em nossas instalações – reconhece.

A reportagem visitou a estrutura ontem, quando as últimas pinceladas e reparos ainda estavam sendo feitos. O ato oficial de entrega das obras da pista ocorrerá em julho, mês de comemoração de 30 anos do complexo. O primeiro evento, que abre a programação de aniversário, será a Corrida do Bem, que ocorrerá no dia 3 de julho e está com inscrições abertas.

Atletas de Blumenau tiveram que treinar em outros locais durante a reforma

Por aproximadamente sete meses, desde o fim de novembro de 2015, atletas de Blumenau tiveram que usar locais alternativos para treinar e participar de competições. O Metropolitano foi um exemplo. O clube, que a partir de amanhã volta a usar o estádio como casa na partida contra o Ituano (SP), pela Série D do Brasileiro, teve que usar o Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul, como palco das suas partidas durante o Campeonato Catarinense.

Continua depois da publicidade

Os mais afetados pela reforma foram os 38 atletas da Associação Atletismo de Blumenau (AABlu), que tiveram que se revezar entre os treinos nas pistas da AD Hering, da Furb e do 23º Batalhão de Infantaria. Segundo o presidente da AABlu, Alan Junior Melo, o grupo teve que se dividir entre os locais após ficar sem apoio da estrutura do Sesi.

– O atletismo envolve provas que o Sesi não autoriza, por afetar o campo, que é usado para partidas de futebol. A expectativa é de que com os novos equipamentos instalados agora, a gente consiga usar toda a estrutura – destaca.