Após um ataque hacker tirar do ar o site do Ministério da Saúde e do ConecteSUS, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) orientou os municípios a seguirem vacinando contra a Covid-19.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A aplicação de primeira, segunda e da dose de reforço deve ser registrada em formulários padronizados, segundo a Dive. Posteriormente, os dados serão inseridos no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipn).

O sistema estadual, que registra dados dos municípios catarinenses, não foi afetado pelo ataque, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Estamos aguardando comunicação oficial do Ministério da Saúde [MS] sobre quando o acesso aos sistemas voltarão a ficar operacionais e qual será o impacto em termos de atualização de dados para o estado. A última atualização de dados do MS foi realizada na madrugada de 10 de dezembro”, informou a SES em nota.

Continua depois da publicidade

Florianópolis, São José, Blumenau, Joinville e Chapecó já anunciaram que vão manter a vacinação normalmente.

Ataque hacker

O site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a página do ConecteSUS — onde é possível acessar o comprovante da vacinação — sofreram um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira (10). O problema também afetou o sistema que registra os casos da doença.

> Vacinação em Joinville não será afetada por falha no ConecteSus; entenda

Um grupo assumiu a autoria do ataque. Durante a madrugada, os sites exibiram a mensagem “nos contate caso queiram o retorno dos dados”. O texto foi retirado, mas as páginas seguem fora do ar.

Ainda não há uma previsão para que as páginas voltem a funcionar. O Ministério da Saúde informou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional foram acionados para investigar o caso.

Continua depois da publicidade

Leia também 

Governo define novas regras para entrada de passageiros no Brasil; entenda

Reações da dose de reforço da Janssen; veja sintomas mais relatados

SC atinge 70% da população totalmente imunizada contra Covid-19