O jornal USA Today divulgou nesta quinta-feira uma lista de domínios registrados no site de encontros extraconjugais Ashley Madison, entre eles contas de órgãos governamentais de Santa Catarina e de Blumenau. As informações de 39 milhões de usuários foram publicadas entre terça-feira e quarta-feira após um ataque de hackers ao site. A lista inclui e-mails sc.gov, dhec.sc.gov, ed.sc.gov e blumenau.sc.gov.
Continua depois da publicidade
::: Site para adúlteros Ashely Madison é processado por vazamento de dados
Segundo o jornal, 15 mil contas que vazaram são de e-mails governamentais ou militares. O site Ashley Madison, criado em 2001 e com sede no Canadá, tem uma versão brasileira. No portal, com o slogan “A vida é curta. Curta um caso”, o usuário deve selecionar o status de relacionamento antes de criar o perfil. As opções são: homem comprometido procura mulheres, mulher comprometida procura homens, homem solteiro procura mulheres, mulher solteira procura homens, homens procurando homens e mulheres procurando mulheres.
A Avid Life Media, empresa proprietária do site, está atuando na segurança do portal após a invasão e considerou o vazamento um “ato de criminalidade” em nota enviada à Revista Wired.
Segundo o blog americano Salted Hash-Top Security News, um grupo de hackers autointitulado Impact Team roubou os dados em julho e exigiu o encerramento do site, caso contrário divulgaria as informações dos usuários. Na terça-feira eles publicaram 35 GB de informações com nomes, e-mails, dados de cartões de crédito e endereços.
Continua depois da publicidade
Entretanto, o blog cita que o site nem sempre verifica os e-mails dos usuários, ao menos que a conta seja paga. O secretário de Administração de Blumenau, Roni Wan- Dall, afirmou que não tem como controlar o acesso dos usuários do webmail da prefeitura em sites, já que ele pode ter sido feito fora do local de trabalho, mas afirmou que vai fazer uma varredura para checar as circunstâncias do acesso a este tipo de conteúdo.