A dupla Pedro Motta e Henrique alterou a letra da canção Lili após ser bombardeada por acusações de transfobia e de ter a faixa retirada das plataformas de streaming: a música conta a história de um homem que se sente “enganado” ao descobrir que a namorada é uma travesti.

Continua depois da publicidade

Na primeira versão, a dupla cantava: “Apaixonado, iludido e bobo, dentro de um motel/ Chorando arrasado, acabei de descobrir/ Que eu fui enganado/ Agora eu entendo porque ela não queria fazer amor/ Uma voz feminina, uma pele macia, me enganou tão bem/ Depois de uma farra, embriagada, ela se entregou/ Só que ela não tinha o que mulher tem/ Ô Lili, ô Lili, por que você mentiu pra mim? / Ô Lili, ô Lili, o amor da minha é um travesti.”

A canção foi lançada na última sexta-feira (18) – de lá para cá, após a manifestação do público e de grupos de defesa dos direitos das pessoas LGBTI+, Spotify e Deezer tiraram a faixa do ar. A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) enviou um comunicado a Pedro Motta e Henrique, pedindo que a dupla revisse o lançamento da música.

“Gostaríamos de conversar com alguém a respeito desta música Lili, que se utiliza do que temos chamado de transfobia recreativa para promover violência simbólica e psicológica através da chacota contra a população de travestis brasileiras”, dizia o comunicado. “Talvez vocês não saibam, mas o Brasil é o país que mais assassina travestis. Estamos à disposição para o diálogo. E a nossa recomendação é que desde já vocês cancelem o lançamento e a divulgação, pois a música é flagrantemente discriminatória. Acreditamos que é possível que tenham se equivocado na produção desse tipo de conteúdo e, por isso, estamos entrando em contato para podermos tirar as dúvidas sobre o porquê de ela ser problemática.”

> Santa Catarina conta com centro de saúde integrado especializado em pacientes transgênero

Continua depois da publicidade

Nesta quarta-feira (23), a dupla se manifestou e pediu desculpas. “Meditamos um pouco e tentamos agora nos expressar melhor. A falta de conhecimento gerou diversas situações”, explicou Pedro Motta. “Estamos dando nosso espaço para quem vivencia essa violência. Estamos nos retratando, sabendo que errar é humano. Sei que nos expressamos mal no primeiro posicionamento, e a busca por correção é o melhor caminho.”

Para completar, os cantores lançaram uma nova versão da canção. Agora, a letra diz o seguinte: “Depois de um mês de namoro/ Aconteceu o nosso love gostoso/ Dentro do motel realizado descobri toda a verdade/ E nem estou preocupado/ Agora entendo por que ela demorou para fazer amor/ Mas pra mim, amor, sexo não tem gênero e cor/ Falei pra ela, bebê, fica tranquila/ Você pra sempre será minha menina / Ô Lili, ô Lili, não precisa esconder de mim/ Ô Lili, ô Lili/ O amor da minha vida é uma travesti.”