O acúmulo de lixo em um dos principais pontos turísticos chamou a atenção nos últimos dias em Blumenau. Fotos tiradas na sexta-feira e no fim de semana mostram vários sacos de lixo com materiais orgânicos e recicláveis despejados ao redor de dois contêineres na Rua Alberto Stein, próximo à entrada do Parque Vila Germânica, no bairro Velha.
Continua depois da publicidade
O gerente de Resíduos Sólidos do Samae de Blumenau, João Carlos Franceschi, explica que o problema havia sido identificado na sexta-feira, quando foi feita uma reunião com um representante de lojistas da Vila Germânica.
Ele afirma que os dois contêineres – um para lixo comum e outro para recicláveis – em que o lixo foi despejado nesses últimos dias ficava próximo do cruzamento das ruas Alberto Stein e João Pessoa, mas que ele teria sido trazido para mais perto da Rua Humberto de Campos. Sobre ele teria sido colocado o lixo, onde havia desde restos de alimento até folhas e materiais recicláveis.
Depois da reunião de sexta-feira, o Samae providenciou a instalação de quatro contêineres – dois para coleta orgânica e dois para a seletiva – no interior do Parque Vila Germânica, próximo à passarela que liga ao Ginásio Galegão. A orientação para os lojistas era de que no fim de semana os resíduos já fossem acondicionados ali. Ao fim da noite, os estabelecimentos deveriam levar os contêineres até a Rua Humberto de Campos, onde era feita a coleta até que a via fosse interditada para as obras de duplicação da rua.
Novo local para colocação de lixo foi definida
Continua depois da publicidade
O Samae entende que aquele ainda não deva ser o local definitivo, por concentrar grande fluxo de visitantes durante eventos, mas aponta que caberia ao condomínio das lojas do Parque Vila Germânica definir o local correto para acondicionar o lixo. Ainda assim, no fim de semana e na manhã desta segunda-feira o problema do lixo teria voltado a ocorrer, por uma falha de comunicação com os lojistas, segundo o Samae.
O presidente da Associação dos Lojistas do Parque Vila Germânica, Ulysses Kreutzfeld, afirmou que problema foi corrigido com a colocação desses quatro novos contêineres e admite que o local ainda é provisório. O condomínio, junto com o Samae e o Parque Vila Germânica, devem definir um local definitivo – que segundo o presidente pode até ser esse ponto perto das passarelas, mas com uma construção de uma infraestrutura.
– Infelizmente o problema ocorreu em uma época que se gera muito lixo, com a área gastronômica para o Magia de Natal, o volume de resíduos é muito maior, e coincidiu com essa troca e com a retirada dos contêineres, mas já definimos um local provisório e em seguida vamos confirmar um local definitivo para o acondicionamento de lixo – aponta.