Nesta quarta-feira o Samu de Blumenau ficou com apenas uma ambulância para atender os 350 mil habitantes da cidade. A situação não chega a ser uma novidade segundo funcionários do serviço, mas expôs a falta de viaturas para o atendimento a emergências. O último problema foi nesta quarta de manhã, quando uma das ambulâncias teve problemas nos freios e desceu desgovernada uma rua na Itoupavazinha até bater contra um muro.

Continua depois da publicidade

De acordo com a secretaria de Saúde de Blumenau, a cidade atualmente tem duas ambulâncias de atendimento básico (que pertencem ao município) e duas de suporte avançado (que pertencem ao Estado). Uma das unidades básicas já estava parada desde sábado na oficina e a outra foi a que bateu no muro nesta quarta. Com isso, somente a unidade avançada está operando. Há a expectativa, no entanto, de que ainda nesta quarta a primeira unidade básica parada volte às ruas.

::: Leia todas as notícias de Santa Catarina no NSC Total

Blumenau chegou a ter uma quarta ambulância, mas de acordo com a prefeitura ela precisou ser desativada pois o custo do conserto superaria o valor atual do veículo. Entre as unidades operando, a mais nova tem mais de 180 mil quilômetros rodados.

A operação do Samu está sendo migrada e deverá ser organizada totalmente pelo governo do Estado através do Corpo de Bombeiros. Atualmente a prefeitura de Blumenau é responsável pela manutenção dos veículos, mas a aquisição de novas pode ser feita apenas pelo Estado.

Continua depois da publicidade