Após sete dias com alagamentos, Rio do Sul saiu da situação de enchente na manhã desta quarta-feira (22). Na medição das 6h55min, o nível do Itajaí-Açu baixou para 6,48 metros. Conforme o último boletim da prefeitura, ainda são 1,7 mil pessoas em abrigos e outras 3,1 mil pessoas nas casas de parentes e amigos porque tiveram as residências tomadas pela água na última semana.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Apesar do recuo do nível do rio com a trégua da chuva no começo dessa semana, a Defesa Civil da cidade está alerta em virtude da previsão de mais temporais entre o fim desta tarde e durante a quinta-feira. São esperados acumulados entre 50 e 90 milímetros nos dois dias. Com o cenário projetado, a prefeitura informou que a cota de inundação é de 12 metros e a de atenção, de 13 metros.
“A orientação é que o morador que eventualmente reside ou tem empresa nesta cota de 12 metros e já fez a limpeza do local, evite o retorno dos equipamentos ou móveis pelo potencial de aumento do nível do rio. Por isso, é importante que as pessoas aguardem os avisos e a progressão da elevação ou redução do rio no site da Defesa Civil de Rio do Sul”, diz comunicado emitido pelo Município.
Essa foi a quinta enchente em Rio do Sul e começou na quinta-feira (16). O pico do Itajaí-Açu chegou a 13,04 metros no sábado (18), sendo a segunda maior inundação da história da cidade. Depois disso, a água começou a baixar lentamente, mas só nesta quarta (22) voltou à calha. Entretanto, a prefeitura frisa que as barragens acima da município estão com a capacidade de contenção comprometida.
Continua depois da publicidade
De construção de casas a obras em rios: o que Jorginho Mello disse em Rio do Sul
Nesta manhã, a barragem de Ituporanga estava completamente cheia e com uma lâmina de água de 37 centímetros vertendo. Havia uma comporta aberta e quatro fechadas. Em Taió, com a abertura das sete comportas, a Defesa Civil conseguiu acabar com o vertimento da estrutura. Porém, no começo desta quarta-feira, a barragem estava 96,92% cheia.
— Existe uma condição de nova enchente e precisamos ficar atentos. O volume de chuva chama atenção e pode ser, inclusive, como forma de pancadas e isso nos preocupa. Vamos manter a vigilância, o plantão de serviços de todas as equipes e qualquer problema deve ser acionado através do telefone 199 da Defesa Civil — explica o prefeito José Thomé.
Empresário de SC vai doar 45 mil pares de sapato mesmo após sofrer prejuízo milionário
Fotos da jornalista Ana Cristina, da NSC TV Blumenau, feitas nesta manhã, mostram a lama que ficou nas ruas e casas de Rio do Sul quando a água abaixou. Confira a galeria:
Leia mais
Enchente histórica faz casas inteiras virarem amontoados de madeira em Trombudo Central
Santa Catarina volta a ter alerta para chuva volumosa após dias de sol e calorão