A Divisão de Operações Especiais da Jaguar Land Rover anunciou que irá continuar a produção da série especial “Lightweight” do clássico Jaguar E-Type, apresentada ao público em 1963. Limitada a 18 unidades, apenas 12 delas foram fabricadas na época.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre veículos

As últimas seis unidades restantes estão sendo construídas seguindo as exatas especificações do último E-Type Lightweight produzido em 1964 e serão montadas à mão na fábrica de Browns Lane, em Coventry, na Inglaterra, mesmas instalações onde a linha E-Type foi produzida nas décadas de 50 e 60. Estes veículos serão vendidos como carros clássicos de competição e já atendem as especificações da FIA para homologação em corridas históricas.

Os novos veículos representam as seis unidades “perdidas” que nunca foram produzidas da série “Special GT E-Type”, que começaram a ser fabricados em fevereiro de 1963. Os seis números de chassi que restaram estavam permaneceram esquecidos, até agora. Os novos carros irão carregar esses números de chassi originais.

Continua depois da publicidade

O problema é que mais de 50 anos separam as duas versões da Jaguar, de modo que o desafio foi manter a áurea e a aparência de um modelo 1963. O protótipo foi construído artesanalmente, com intenso uso de alumínio na carroceria, incluindo no teto removível.

No interior há bancos de couro Connolly, volante com aro de madeira e a charmosa manopla de câmbio é feita de alumínio escovado. O motor é um 3,8 litros de seis cilindros, com carburadores triplos Weber. A potência é de 340 cv, com torque de 38,75 mkgf. A caixa de câmbio é manual, de quatro velocidades.

A apresentação oficial do modelo para o público ocorrerá, nesta quinta-feira, na recepção inaugural do Pebble Beach Automotive Weekend, o mais prestigiado evento de automóveis clássicos do mundo, na Califórnia.

Continua depois da publicidade

A aparência retrô não é apenas charme. Na verdade, pode até ser considerada uma questão de compromisso. O Lightweight E-Type foi construído em 1963 e, na época, a marca inglesa anunciou planos de produzir 18 modelos. Entretanto, apenas 12 foram feitos. Agora, a Jaguar resolveu fechar a conta e criar os seis exemplares restantes.

_ A missão da Special Operations consiste em satisfazer a paixão dos nossos clientes mais exigentes e entusiastas pelos veículos, incluindo também os do passado. Isto explica a existência de nossa divisão Jaguar Heritage e por que o novo E-Type Lightweight é um projeto tão emocionante _ afirmou John Edwards, diretor da Special Operations da Jaguar Land Rover.

Falando do modelo, Edwards acrescentou:

_ O E-Type é um veículo icónico, e o E-Type Lightweight é o mais atraente de todos. Poder completar a produção inicial de 18 unidades, quando passaram 50 anos desde a produção do último Lightweight, era uma oportunidade imperdível.

Continua depois da publicidade