Com a eliminação de Senegal nesta quinta-feira, ao ser derrotado pela Colômbia e perder para o Japão pela quantidade de cartões amarelos, não haverá representante da África na segunda fase da Copa do Mundo 2018. A última vez que um Mundial ficou sem africanos na segunda fase foi há 36 anos, no torneio disputado na Espanha, em 1982.

Continua depois da publicidade

Depois da eliminação da Nigéria na última terça-feira, ao ser derrotada pela Argentina, Senegal era a equipe africana com mais chances de seguir no torneio na Rússia. Bastava o empate diante da Colômbia. Porém o revés de 1 a 0 acabou com o objetivo de Sadio Mané e companhia. Os colombianos avançam em primeiro e o Japão em segundo, com mesmo número de pontos que os senegaleses, mas com menos cartões amarelos recebidos.

De 1986 em diante, foram oito edições seguidas de Copas do Mundo com pelo menos um africano na segunda fase. No Mundial passado, em 2004, o continente teve duas seleções. No entanto, as equipes da África jamais conseguiram passar das quartas de final.

Confira a seguir como foram os africanos que avançaram à segunda fase nas últimas edições.

2014

Continua depois da publicidade

Nigéria – eliminado nas oitavas pela França

Argélia – eliminado nas oitavas pela Alemanha

2010

Gana – eliminado nas quartas pelo Uruguai

2006

Gana – eliminado nas oitavas pelo Brasil

2002

Senegal – eliminado nas quartas pela Turquia

1998

Nigéria – eliminado nas oitavas pela Dinamarca

1994

Nigéria – eliminada nas oitavas pela Itália

1990

Camarões – eliminado nas quartas pela Inglaterra

1986

Marrocos – eliminado pela Alemanha nas oitavas

1982

Sem classificado.