O Terminal de Cruzeiros Guilherme Asseburg, em Itajaí, recebeu na segunda-feira o último transatlântico das escalas 2012/2013, mas o trabalho do turismo não terminou com a passagem do Imperatriz, da armadora Pullmantur Cruises. Ao mesmo tempo em que o navio deixava a cidade, representantes da prefeitura participavam da Seatrade Miami, uma das principais feiras mundiais da indústria de cruzeiros.

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O objetivo da reunião é traçar metas para a próxima temporada e estreitar relações visando o principal objetivo do trade turístico do município: trazer mais cruzeiros de longo curso para o Litoral catarinense, aumentando o número de visitantes estrangeiros com maior poder aquisitivo.

Entre novembro de 2012 e março de 2013, Itajaí contou com 34 escalas e 56,8 mil passageiros – cerca de 17 mil viajantes e 10 paradas a mais do que na temporada anterior. Nos últimos meses os visitantes que desceram em Itajaí deixaram cerca de R$ 6,3 milhões nas regiões do Litoral Norte e Vale do Itajaí, conforme estudo do turismo municipal que aponta gasto médio diário de R$ 122 por pessoa.

– Tivemos aumento de 20% na movimentação do píer e nossa avaliação é bastante positiva com esse resultado – destaca o diretor de Planejamento da Secretaria de Turismo, Darlan Martins.

A maioria das embarcações trouxe turistas brasileiros, com apenas três transatlânticos desembarcando turistas internacionais. Para 2013/2014 três escalas de fora do país já estão definidas, as do Aida Cara (bandeira da Alemanha), Island Sky (bandeira das Bahamas) e Club Med (bandeira da França). Agora, a expectativa da Secretaria de Turismo é garantir que mais destes navios atraquem na região .

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– Embora os cruzeiros internacionais geralmente tenham menos passageiros, o poder aquisitivo é maior. Envolve um público que gasta mais, e é mais atrativo – explica Darlan.

Expectativa O próximo período de navios começa em 15 de novembro, e 29 viagens já foram confirmadas. A expectativa é trazer mais um armador, o italiano MSC Cruzeiros, com o objetivo de pelo menos manter o número de atracações da temporada que acabou de terminar.

Os receptivos também serão aprimorados com novos materiais informativos, como um guia turístico apresentando os cartões postais da cidade e os locais de lazer. Além disso, a Secretaria de Turismo, em parceria com a Feapi, está planejando para o segundo semestre de 2013 cursos profissionalizantes gratuitos para capacitar profissionais envolvidos no atendimento e receptivo dos cruzeiros.

– Considerando que a tendência é Santa Catarina perder cerca de 35% dos navios para a próxima temporada, a gente alcançando entre 30 e 34 escalas é um avanço – comenta Darlan.

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Entre os obstáculos ao setor de cruzeiros no Brasil estão o crescimento do mercado de navios de turismo na China, a recuperação de parte do mercado europeu, as leis brasileiras que exigem um percentual maior de tripulantes nacionais nos transatlânticos e a infraestrutura portuária ainda problemática em algumas regiões.

Último navio chega a Porto Belo dia 25

Em Porto Belo a temporada de cruzeiros dura mais duas semanas, encerrando no dia 25. O último transatlântico a passar pelo píer da cidade é o Costa Serena, de bandeira italiana, trazendo 3,8 mil turistas, além da tripulação.

No total serão 43 escalas com 114 mil passageiros, em uma das melhores temporadas dos últimos anos. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Antonio Carlos Lopes, o Cacau, a meta para o próximo período de cruzeiros é proporcionar mais atrações turísticas para manter o maior número possível de passageiros no município.

E para garantir ainda mais turistas, o município passa a receber embarcações da operadora Pullmantur. A armadora trará o navio Zenith, de bandeira maltesa, com capacidade para 1,8 mil passageiros.

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Assim como Itajaí, Porto Belo enfrenta os problemas que devem afetar a economia dos cruzeiros no Brasil neste ano, mas a expectativa é de manter um número de escalas próximo do registrado em 2012/2013.