Fundados há mais de 100 anos, e com o primeiro clássico disputado em 1921, América Futebol Clube e Caxias Futebol Clube revivem oficialmente a maior rivalidade de Joinville, dentro de campo, neste domingo (20), às 15h15min, no Estádio Olímpico Dr. Sadalla Amin Ghanem, pela Primeirona Pró-Rim, campeonato de futebol amador do Norte de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville pelo WhatsApp 

O “Clássico da Rivalidade”, como é conhecido o confronto, foi jogado de forma oficial pela última vez em 1996, na final da Primeira Divisão de Amadores, com o Caxias campeão no estádio do rival, diante de mais de 8 mil pessoas. 

AN 100 anos

— Ficou marcado. Posso dizer que foi o que mais me marcou nestes meus quase 50 anos de vida esportiva. Ser campeão dentro da casa do América foi histórico. Agora, sai dos livros e volta novamente para os gramados. Estava faltando isso para Joinville — comenta o presidente do Caxias, Norberto Gottschalk, técnico do clube na época da conquista.

Continua depois da publicidade

Último jogo oficial entre América e Caxias, na final da primeira divisão do futebol amador, em 1996 (Foto: Arquivo A Notícia)

Em 2018 e 2019, os clubes se enfrentaram na Taça da Amizade, um troféu amistoso criado para reviver a amizade entre os dois tradicionais clubes da cidade. Porém, de forma oficial, os times que deram vida ao Joinville Esporte Clube voltam a se enfrentar após 27 anos.

— A expectativa é grande, a torcida espera vitória, mas sempre com respeito ao adversário. Contamos com um grande público, isso vai reacender a história desse clássico, e reviver aqueles momentos que a sociedade joinvilense viveu muito intensamente a rivalidade. Vai movimentar a cidade, é um dos maiores clássicos do nosso Estado — disse o presidente do América, João Barbosa.

Rivais sim, amigos também

Fundado em 1914, o América acumula cinco títulos do Campeonato Catarinense. Foram dois bicampeonatos em 1947 e 1948, e 1951 e 1952, além do título de 1971. Já o Caxias, criado em 1920, conquistou três taças do Estadual. Os títulos foram em 1929, 1954 e 1955.

Em 1921, foi disputado o primeiro clássico, no campo do América, vencido pelo alvinegro. Na década de 1930, iniciaram também as disputas oficiais, e até o ano de 1941, o domínio caxiense foi avassalador, com 38 vitórias e apenas 6 derrotas do Pinguim da Zona Sul, além de 11 empates com o Galo da Zona Norte.

Continua depois da publicidade

Clássico entre as equipes, em 1973 (Foto: Arquivo A Notícia)

Até 1976, ano em que foi cedido os departamentos de futebol dos dois clubes para a criação do JEC, foram disputados pelo menos 270 jogos, com 119 vitórias do Caxias e 85 vitórias do América, de acordo com dados do pesquisador Cicero Alves Urbanski, publicado no blog História do Futebol.

Segundo Norberto, há uma amizade com o presidente do clube rival, que perdura há quase 50 anos.

— Nós somos amigos há uns 48 anos, amigos da juventude. A rivalidade é dentro do campo. Para nós, que já vivenciamos tudo isso, não é um ingrediente novo, mas para eles (jogadores) sim, pois nunca jogaram contra — disse Gottschalk.

— Nós convivemos juntos na juventude. Nesta época, nem pensávamos em ser presidentes dos clubes, e o destino fez com que a gente se encontrasse agora, dirigentes dos clubes. Sempre foi meu amigo. Desejo boa sorte na competição — afirma Barbosa.

Preparação das equipes

Na atual Primeirona, os dois clubes possuem uma campanha semelhante. Em sete jogos disputados, o América está na 7ª colocação, e o Caxias na 8ª posição, ambos com oito pontos somados, duas vitórias, dois empates e três derrotas.

Continua depois da publicidade

— Os jogadores ainda não conseguiram vivenciar isso, são novos, e olha o tempo que um clássico não é feito. É importante e gostoso vencer um clássico, é isso que estamos colocando na cabeça deles, para incorporar o espírito competitivo — disse o presidente do América.

—  É uma rivalidade centenária, faz parte da história de Joinville. São os dois clubes que escreveram o início da história do futebol de Santa Catarina, mas no momento, é um jogo como outros. Deve ser encarado com a mesma seriedade que os demais, nem mais, nem menos, até porque esta garotada que está aí desconhece essa rivalidade — afirma o presidente do Caxias.

Até outubro, em todos os finais de semana, 10 times disputam o título da primeira divisão. Na primeira fase, os clubes disputam entre si em turno único, avançam oito classificados e dois são rebaixados para a segunda divisão. 

Em 2022, o Paraíba venceu o América por 2 a 0 e sagrou-se campeão da competição pela primeira vez.

Veja fotos das atuais sedes de América e Caxias

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

JEC altera data de jogo festivo contra lendas do Grêmio; saiba quando vai acontecer

Atual campeão do Rally dos Sertões, joinvilense estreia em novo carro de R$ 2 milhões

Letícia Oro Melo, de Joinville, é convocada para o Mundial de Atletismo 2023

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC