Santa Catarina receberá, nesta terça-feira (17), mais de 12 mil doses de Coronavac para imunizar crianças de três a quatro anos. A remessa faz parte do lote de 740 mil vacinas que começou a ser distribuído pelo Ministério da Saúde nesta segunda (16) para todo o país.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Estado irá separar 6.195 vacinas para aplicar como primeira dose e a mesma quantidade como segunda dose. Assim, as crianças poderão completar o esquema vacinal primário.

A quantidade de imunizantes recebidos nesse lote poderá ser utilizada para vacinar apenas 3,18% das crianças catarinenses que estão nessa faixa etária. No total, o Estado possui 194.635 pessoas de três a quatro anos.

A distribuição para os municípios deve ser feita ainda nesta semana, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). A aplicação será realizada conforme o planejamento de cada prefeitura.

Continua depois da publicidade

Surto de diarreia sem precedentes atinge litoral de SC e intriga especialistas

Apesar de ser indicada para o público dos três a 11 anos, a Coronavac infantil está sendo utilizada exclusivamente no público de três a quatro anos em Santa Catarina. Segundo a Dive, a Pfizer para crianças está sendo aplicada nas demais faixas etárias.

O Estado ficou quase dois meses sem receber vacinas contra o coronavírus para o público infantil, e a SES está sem estoques de Pfizer ou Coronavac para uso em crianças. A última remessa enviada pelo Ministério da Saúde chegou ao território catarinense no dia 22 de novembro. Na ocasião, foram 34.040 doses recebidas, mais do que o dobro aguardado para esta terça-feira.

Imunização infantil em SC

O índice de vacinação entre os pequenos de zero a quatro anos em Santa Catarina continua baixo. Apenas 4,8% do público-alvo recebeu a primeira dose do imunizante, de acordo com o painel Vacinômetro do governo do Estado. E cerca de metade, 2,32%, tomou a segunda dose.

Infecções e diarreia: saiba as consequências de entrar em mar impróprio para banho

Já entre as crianças de cinco a 11 anos, 53,4% das pessoas nessa faixa etária foram imunizadas com a primeira dose. Dessas, 36,5% receberam a segunda dose e nenhuma tomou a vacina de reforço.

Continua depois da publicidade

O público adolescente, dos 12 aos 17 anos, contabiliza 94,7% da população vacinável com o primeiro imunizante. Do total, 74,7% completaram o esquema primário e tomaram a segunda dose. No entanto, apenas 22,5% receberam a dose de reforço.

Leia também

Janeiro branco: importância de promover a saúde mental no ambiente corporativo

2 sucos poderosos para turbinar o bronzeado

Florianópolis terá novo hospital para cirurgias de baixa complexidade