O time de vôlei de Florianópolis não vai disputar a Superliga 2013 / 2014. O anúncio foi dado hoje pela direção da equipe para a CBV. Assim, Santa Catarina ficará sem um representante na principal competição da modalidade no Brasil.

Continua depois da publicidade

Porém, a equipe não deixa de existir. Próximo de acertar com uma empresa catarinense para o posto de patrocinador master – que dá nome e banca a maioria dos gastos do time -, Floripa disputará a Superliga B, que dá acesso à elite. O gestor do vôlei na Capital, Renan Dal Zotto, lembra dos seus dois projetos passados para falar desta nova etapa.

– Estamos nos reestruturando, como fizemos com a Unisul em 1999 e mais recentemente com a Cimed em 2005, duas equipes que fizeram muito sucesso. É a terceira vez que fazemos isso, e acredito até que deveríamos ter encaminhado antes, quando a Cimed saiu da equipe em 2012.

A decisão de mudar e não competir na Superliga veio pela falta de uma empresa que assumisse as grandes despesas que existem ao se disputar uma competição deste nível, como viagens, estrutura e até mesmo salário dos atletas. Renan comentou que desistir do campeonato foi uma ação sensata.

Continua depois da publicidade

– Temos algumas pendências do ano passado, além dos gastos que a própria competição traz. Seria irresponsável da nossa parte assumir essas responsabilidades.

Agora oficialmente sem um time na disputa do campeonato, Florianópolis encerra uma sequência de 14 anos presente entre os principais clubes do Brasil, neste tempo, foram cinco títulos de Superliga (um com a Unisul e quatro com a Cimed) para a Capital. Renan Dal Zotto lamentou o fim de uma era, mas segue esperançoso.

– É uma grande perda para o Estado, que deixa de estar no alto nível competitivo. Mas será importante esta reestruturação para reacender o vôlei por aqui.

Continua depois da publicidade